conecte-se

Brasil em Pauta

Alexandre de Moraes ironiza declaração de Eduardo Bolsonaro sobre fechar o STF: “Tá preso cabo, soldado e coronel”

Published

on

Alexandre de Moraes ironiza declaração de Eduardo Bolsonaro sobre fechar o STF: “Tá preso cabo, soldado e coronel”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou uma antiga declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quarta-feira. Eduardo havia afirmado que seriam necessários “um soldado e um cabo” para fechar o STF. No entanto, segundo Moraes, o “cabo, o soldado e o coronel” estão atualmente presos, enquanto o STF continua funcionando.

Essa declaração ocorreu durante um seminário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Moraes, que abordava temas como inteligência artificial, democracia e eleições. Embora não tenha mencionado Eduardo diretamente, o ministro destacou que “todos se recordam” da fala gravada em 2018. Ele também fez referência aos ataques ocorridos em 8 de janeiro e às investigações envolvendo militares.

Advertisement

— Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal. O cabo, o soldado, o coronel, estão todos presos. E o Supremo Tribunal Federal aberto, e funcionando. Mas se disse que bastaria um cabo e um soldado — declarou Moraes.

A fala original de Eduardo Bolsonaro aconteceu em julho de 2018, durante um curso para interessados em concursos públicos. Questionado sobre uma possível ação do STF para impedir a posse de seu pai, Jair Bolsonaro, que concorria à Presidência pela primeira vez, o deputado respondeu com a polêmica frase: “Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo.”

O vídeo ganhou destaque pouco antes do segundo turno das eleições daquele ano, e Eduardo posteriormente afirmou que se tratava de uma “brincadeira” e que nunca defendeu o fechamento do STF.

Advertisement

!function(f,b,e,v,n,t,s)
if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments);
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘5194898813962404’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement