O que acontece com empresas que NÃO PAGAM o 13º salário?

Com a chegada do final do ano, muitos cidadãos aguardam ansiosamente pelo tão esperado 13º salário. Esta gratificação, que possibilita quitar contas atrasadas, adquirir presentes natalinos e até mesmo fazer uma poupança, também promove a circulação de dinheiro no comércio, o que aquece a economia do país. E então surge a questão: você sabe quais são as consequências para a empresa que não efetua o pagamento dessa gratificação ou atrasa essa obrigação?

O 13º salário é uma remuneração adicional, que deve ser paga em duas parcelas até o final do ano. Este é um direito garantido por lei aos trabalhadores e, as empresas que não cumprem essa obrigação, estão sujeitas a penalizações. No texto de hoje, vamos abordar com mais profundidade esse tema e fornecer dicas e conselhos úteis para aqueles que se encontram nessa situação.

Muitos trabalhadores passam por situações onde o quinto dia útil do mês chega e o 13º salário não é depositado em suas contas. Diante desse cenário, inúmeras dúvidas surgem, entre elas: a empresa pode postergar tanto assim esse pagamento? Segundo a legislação brasileira, a resposta é não. A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Empresas que não cumprem com essa obrigação podem enfrentar graves consequências, como multas que variam conforme a gravidade da infração e o número de empregados afetados. Para se ter uma ideia, em casos de não cumprimento, as multas podem chegar a R$ 170,25 por funcionário, com possibilidade de dobrar dependendo das condições.

A empresa pode escolher a data de pagamento?

Apesar de ter o direito de escolher as datas para dispender as duas parcelas do 13º salário, a empresa deve, obrigatoriamente, respeitar os prazos estabelecidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em último caso, os funcionários lesados podem recorrer à Justiça do Trabalho. Se o juiz determinar, além do Valor devido, a empresa pode ter que indenizar por danos morais e materiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies