conecte-se

Argentina

Parlamentares da oposição comemoram vitória de Javier Milei

Novo presidente do país, economista liberal Javier Milei foi apoiado por Bolsonaro. Clique para saber mais

Published

on

Parlamentares da oposição comemoram vitória de Javier Milei

A vitória do economista liberal Javier Milei na Argentina fez parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorarem nas redes sociais.

Rebento do ex-presidente Jair Bolsonaro — que apoiou Milei contra o peronista Sergio Tamanho — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que a vitória do economista representa a “liberdade da América Latina” e que tem certeza de que o liberal “fará o melhor” pela Argentina.

“Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina”, escreveu o senador. “Que a Argentina seja um exemplo e unicamente a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!”

Advertisement

Ex-ministro do governo Bolsonaro, o senador e líder do PP, Ciro Nogueira (PI) destacou que a Argentina “disse não ao PT de lá” e que a vitória de Milei representa uma “autocrítica para a esquerda sul-americana”.

“Hoje é dia de autocrítica para a esquerda sul-americana, leia-se PT”, escreveu Ciro. “A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, tombar no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão bravo pelo PT daqui. A liberdade avança!”

O deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP), rebento do ex-presidente, disse que a eleição argentina é a “maior guião da história do kirchnerismo”. “Milei sem poder, sem estrutura, com um movimento iniciado há tapume de três anos”, redigiu. “La Libertad Avanza consolida-se porquê um fenômeno! Grande guião da esquerda nefasta que por onde passou deixou miséria e mortes.”

Advertisement

Líder da oposição no Senado e ex-ministro de Bolsonaro, Rogério Pelágico (PL-RN) desejou que o “exemplo” da Argentina seja “seguido por toda a América Latina”. “Liberdade!!! O pulso ainda pulsa”, escreveu.

O deputado federalista Marcel van Hattem (Novo-RS) disse que Milei é a “novidade esperança” do povo prateado e para o Brasil. “Parabéns ao povo prateado”, escreveu o parlamentar. “Viva la liberdad.”

Javier Milei
Javier Milei criticou seu concorrente, Sergio Tamanho, por usar o pânico para se promover na campanha eleitoral na Argentina | Foto: Reprodução/Wikipedia

A vitória de Javier Milei representa um baque para esquerda de dentro e de fora da Argentina. Responsável por tirar o peronismo e o kirchnerismo do poder, ele tem histórico de criticar publicamente atores “progressistas” no cenário mundial.

Enquanto candidato, o membro da coligação A Liberdade Avança afirmou que deixaria de manter relações comerciais com o Brasil e com a China.

Advertisement

Na semana passada, ele classificou o presidente brasílio, Luiz Inácio Lula da Silva, porquê “corrupto” e “comunista”. Partido de Lula, o PT anunciou formalmente pedestal à candidatura do agora derrotado Sergio Tamanho.

Porquê presidente da Argentina, Milei terá de encarar problemas a serem deixados pela esquerda. Atualmente, o país registra inflação anual supra dos 140%. Desvalorizado, cada peso vale, no câmbio solene, US$ 362. Indicadores divulgados em setembro mostram que a pobreza tornou-se problema para tapume de 40% da população.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading