conecte-se

8 de janeiro

Punição deve ser para ‘civil ou militar’, diz Alckmin sobre 8/1

Vice-presidente disse que as Forças Armadas foram ‘contaminadas’ pela política, sobre o 8 de janeiro. Clique para saber mais

Published

on

8 de janeiro

Ao jornal Folha de S.Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que houve um “movimento golpista” em 8 de janeiro de 2023.

Alckmin cobrou a punição dos invasores e de quem financiou ou incitou os atos do 8 de janeiro. “Pode ser civil, pode ser militar, servidor público, privado, não importa”, comentou o vice-presidente.

Ele ainda disse que houve “atuação equivocada” de membros das Forças Armadas. “É inadmissível”, afirmou Alckmin. “As Forças Armadas jamais poderiam ter permitido [manifestantes] chegar[em] perto [dos quartéis].”

Advertisement

De acordo com o vice-presidente, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), os militares se contaminaram pela política. “Houve no governo passado uma visão equivocada, desvirtuada, induzida pela política, mas que também foi rapidamente rechaçada”, acrescentou.

Para justificar o “movimento claramente golpista”, Alckmin citou o momento em que diversos manifestantes estavam em frente às praças e aos quartéis.

“Na minha cidade, as pessoas estavam acampadas em frente ao batalhão, em uma área do Exército, defendendo o golpe”, disse o vice-presidente. “É inacreditável. Mas não achava que chegaria a tanto.”

Advertisement

Vídeo: a reação dos militares ao discurso de Moraes sobre 8 de janeiro

Os comandantes das Forças Armadas estiveram presentes no evento “Democracia Inabalada”, promovido pelo governo na última segunda-feira, 8. Ao contrário de outras lideranças, porém, os chefes militares optaram por uma participação discreta. 

De acordo com a Folha, essa estratégia foi acertada entre os comandantes e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, às vésperas do evento. 

Os comandantes Tomás Paiva (Exército), Marcos Olsen (Marinha) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica) entraram pela chapelaria do Congresso Nacional. Eles passaram por um atalho criado para autoridades evitarem os detectores de metais e a imprensa. 

Advertisement

Sem aparentar entusiasmo, os três aplaudiram de maneira comedida e protocolar o discurso do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na ocasião, o magistrado disse que a democracia venceu a “frustrada tentativa de golpe de Estado”. 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading