conecte-se

Governo do Piauí

No seu primeiro ano de gestão, Rafael Fonteles cumpriu 45% de todas as promessas de campanha; Diz governo

O primeiro ano de gestão do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi marcado por realizações, cerca de 80 compromissos dos 178 elencados pelo gestor

Published

on

No seu primeiro ano de gestão, Rafael Fonteles cumpriu 45% de todas as promessas de campanha

O primeiro ano de gestão do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi marcado por realizações, cerca de 80 compromissos dos 178 elencados pelo gestor foram concluídos em 2023, o que corresponde à 45% das metas estabelecidas. O executivo priorizou ações na área da educação, saúde e segurança pública no estado.

Em 2023, Rafael Fonteles enfatizou pastas relacionadas à educação de tempo integral, descentralização da saúde e a implantação do projeto pioneiro da telemedicina, ampliação dos investimentos na segurança, no desenvolvimento econômico e rural, infraestrutura, geração de emprego e renda, meio ambiente e modernização da gestão.

NA EDUCAÇÃO

Na educação, o Governo do Estado transformou 104 escolas da rede estadual em escolas de ensino de tempo integral com educação técnica e profissionalizante. Assim, já totaliza 200 escolas de tempo integral, cumprindo uma meta anunciada ainda na campanha eleitoral de 2022. No início do ano, o próprio governador Rafael Fonteles decidiu ampliar a meta do projeto “Ser Integral faz Diferença”: transformar todas as escolas estaduais em tempo integral até o final de 2026, quando encerra os quatro anos de sua primeira gestão.

Advertisement

Nessa área, foi lançado também o projeto “Seduc Tec”, por meio do qual o Governo do Piauí dobrou o número de matrículas e aprimorou a educação profissional e tecnológica, incluindo a educação no campo e a educação profissional e tecnológica integrada à Educação de Jovens e Adultos (EjaTec), com qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Governo do Piauí promove ensino de tempo integral (Foto: Divulgação/Ccom)

No ensino superior, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi ampliada para 3.100 a oferta de vagas para dois novos cursos na modalidade à distância: Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas para Internet, além de aumento nas bolsas de pesquisa para estudantes e professores.

NA SAÚDE

Na área da saúde pública, o Governo do Piauí entregou a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, a maior maternidade pública do Brasil, investiu na telessaúde e na descentralização do atendimento à população.

Em maio, foi lançado o Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Estado, que visa promover a regionalização da saúde. O programa envolve um investimento R$ 602,5 milhões, engloba todos os 11 territórios de saúde e inclui a implantação de novos serviços e a instalação de novas unidades de saúde, seguindo a hierarquização em rede. Estão sendo ampliados os hospitais regionais de Picos, Floriano e Luzilândia.
Nova Maternidade Evangelina Rosa (Foto: Ricardo Morais / OitoMeia)

Advertisement

Em junho, Rafael lançou o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária – Desenvolvendo as Redes de Atenção. A ação incluirá ainda a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais de saúde.

Foi lançado também o programa Piauí Saúde Digital que oferece teleconsultas e telediagnósticos em que o paciente é atendido de casa ou de qualquer outro lugar, pela internet, sem precisar ir ao hospital ou à Unidade Básica de Saúde (UBS).

NA SEGURANÇA PÚBLICA

Na Segurança Pública, foram várias ações implementadas para reforçar o combate ao crime e conter a violência. O destaque foi a maior nomeação da história da segurança pública do Piauí, com a formatura de 1.104 novos policiais militares que agora integram as forças de segurança do estado. Foi a primeira vez que os aprovados no concurso da Polícia Militar foram nomeados, ao mesmo tempo em que concluíram o curso de formação.

Advertisement

Ainda em 2023, o Governo do Estado entregou vários equipamentos para reforçar a segurança pública: em outubro, 200 viaturas; em dezembro, outros 217 veículos para PM, além de oito caminhonetes tipo cela para a Polícia Civil do Piauí, uma picape para o Núcleo de Inteligência da SSP, 152 veículos Duster (SUV) para a Secretaria de Segurança Pública e um helicóptero modelo Colibri EC 120B, aumentando o número de helicópteros no Estado para três.

Governo do Estado entrega novas viaturas para a Polícia Militar (Foto: Divulgação/SSP)

Também em dezembro, Rafael lançou o Patrulha Cidadã, programa preventivo para garantir a segurança da população, por meio do policiamento comunitário. A patrulha ganhou, inicialmente, 32 viaturas.

Além disso, o ano de 2023 também foi marcado pelo grande número de aparelhos celulares provenientes de roubo e furto recuperados pela polícia e devolvidos aos proprietários com pelo menos 2.700 intimações realizadas pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), e mil aparelhos telefônicos devolvidos aos seus legítimos proprietários, ação que ganhou visibilidade em todo o país por meio de várias reportagens na imprensa nacional.

Celulares recuperados em ação a SSP-PI (Foto: Divulgação / SSP-PI)

Rafael Fonteles lançou ainda o Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias para atuar na fiscalização e na prevenção e conscientização das responsabilidades no trânsito. No Piauí, o objetivo é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading