conecte-se

Argentina

Argentina vai eleger hoje um novo presidente

Javier Milei ou Sergio Massa; um deles vai se tornar o presidente eleito da Argentina neste domingo, 19. Clique para saber mais

Published

on

Argentina vai eleger um novo presidente neste domingo

Javier Milei ou Sergio Tamanho. Um dos dois será o próximo presidente da Argentina. A definição de quem irá ocupar o posto pelo decurso dos próximos quatro anos se dará neste domingo, 19, por meio do segundo vez.

A votação de hoje opõe dois lados do espectro político. Deputado de primeira viagem, o economista Milei é o representante da direita na disputa. Ministro da Economia desde o ano pretérito, Tamanho é a voz do atual governo e, consequentemente, da esquerda peronista e kirchnerista.

Milei chega à reta final da bulha pelo comando da Casa Rosada depois de vencer as prévias realizadas em agosto. Situação que o fez ser o candidato da coalisão A Liberdade Avança.

Advertisement

Leia mais:

Crítico da esquerda e apresentando-se uma vez que um liberal, Milei defende, entre outras medidas, a extinção do Banco Mediano da Argentina. Ele também propõe dolarizar a economia lugar. Em meio à campanha, chegou a declarar que deixará de manter relações comerciais com países uma vez que China e Brasil — exemplos de nações comandadas por esquerdistas. Recentemente, chamou o presidente brasílico, Luiz Inácio Lula da Silva, de “corrupto”.

Cumprindo mandatos na política argentina desde 2007, Tamanho é jurista. Entre outros cargos públicos, já foi prefeito de Tigre e deputado por dois mandatos, chegando a ser o presidente Câmara de 2019 ao início de agosto deste ano, quando foi nomeado ministro da Economia. Por um ano, de junho de 2018 a junho de 2019, atuou uma vez que superintendente de gabinete da portanto presidente Cristina Kirchner — que atualmente está na reta final de seu procuração uma vez que vice-presidente de Alberto Fernández.

Eleição na Argentina: apoios aos candidatos a presidente

Pobreza Argentina chega 40% da população
O Indec afirma que 62,4% da população argentina recebeu alguma renda no 1º semestre de 2023 | Foto: Divulgação/Wikipédia

Com 36,6% dos votos, Tamanho venceu o primeiro vez da eleição para presidente da Argentina. Na segunda colocação, Milei registrou 29,9% dos votos válidos.

Logo depois da realização do primeiro vez, a terceira colocada na disputa, a centro-direitista Patricia Bullrich, declarou escora a Milei. O candidato liberal recebeu ainda o escora do noticiarista peruviano Marcos Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, e de ex-presidentes latino-americanos.

Advertisement

Representante da esquerda, Tamanho tem o escora formal por segmento do PT, partido do presidente Lula.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading