conecte-se

Brasil em Pauta

William Waack: o Enem e o atraso mental do Brasil

Os professores responsáveis pela elaboração de uma das questões cometeram duas falhas graves, segundo o âncora, durante o programa WW, na noite desta segunda-feira, 6.

Published

on

O apresentador e analista político da CNN Brasil William Waak foi mais um dos profissionais de comunicação a criticarem erros graves nas formulações das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em todo o país neste domingo, 5.

Os professores responsáveis pela elaboração de uma das questões cometeram duas falhas graves, segundo o âncora, durante o programa WW, na noite desta segunda-feira, 6.

Os formuladores da prova ofenderam uma parcela significativa dos acadêmicos, dos técnicos, dos professores e dos pesquisadores que contribuíram para “as notáveis histórias de sucesso do Brasil na agricultura e na indústria aeronáutica”.

Advertisement

Mentiras sobre o agronegócio

A questão de número 89, que trata da atuação do agronegócio no Cerrado, aborda o setor com fatores negativos. O texto argumenta que os produtores rurais cometem “violência simbólica, superexploração, chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.

Um dos setores mais importantes da economia brasileira e responsável pela produção de alimentos, o agronegócio foi retratado como “um ambiente de exploração, negligência em relação à saúde humana e à do planeta”.

Advertisement

“Esses professores independentes, na verdade, independentes de qualquer rigor e honestidade intelectual, submeteram os jovens a uma tortura ideológica, especialmente no que diz respeito à agroindústria”, disse Waack.

O jornalista também destacou que o texto de um veículo de comunicação “obscuro”, que serviu de base para uma pergunta no Enem, ofendeu até mesmo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um órgão estatal, e os programas de biocombustíveis.

Os formuladores das questões do Enem alegam que a Embrapa e os programas de biocombustíveis prejudicam a classe camponesa.

Advertisement
prova enem vestibular concurso

Ideias errôneas no Enem

Os equívocos factuais na prova do Enem, os clichês e chavões ideológicos não foram os piores problemas, conforme destacou Waack. “O maior problema é ensinar os jovens a pensar de maneira equivocada”, disse.

O jornalista lembrou que a pesquisa, a tecnologia e a capacitação de pessoas, iniciadas e conduzidas por instituições estatais, como a Embrapa e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/Embraer), permitiram ao país construir aeronaves vendidas em todo o mundo. Isso transformou o Brasil em uma superpotência no agronegócio.

Ao encerrar o comentário, Waack diz que as ideias equivocadas, “promovidas por esse tipo de abordagem ideológica, explicam muito das nossas dificuldades em crescer e prosperar”. “Isso representa um atraso intelectual em nosso país”, concluiu.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement