conecte-se

Brasil em Pauta

William Waack: o Enem e o atraso mental do Brasil

Os professores responsáveis pela elaboração de uma das questões cometeram duas falhas graves, segundo o âncora, durante o programa WW, na noite desta segunda-feira, 6.

Published

on

O apresentador e analista político da CNN Brasil William Waak foi mais um dos profissionais de comunicação a criticarem erros graves nas formulações das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em todo o país neste domingo, 5.

Os professores responsáveis pela elaboração de uma das questões cometeram duas falhas graves, segundo o âncora, durante o programa WW, na noite desta segunda-feira, 6.

Os formuladores da prova ofenderam uma parcela significativa dos acadêmicos, dos técnicos, dos professores e dos pesquisadores que contribuíram para “as notáveis histórias de sucesso do Brasil na agricultura e na indústria aeronáutica”.

Advertisement

Mentiras sobre o agronegócio

A questão de número 89, que trata da atuação do agronegócio no Cerrado, aborda o setor com fatores negativos. O texto argumenta que os produtores rurais cometem “violência simbólica, superexploração, chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.

Um dos setores mais importantes da economia brasileira e responsável pela produção de alimentos, o agronegócio foi retratado como “um ambiente de exploração, negligência em relação à saúde humana e à do planeta”.

Advertisement

“Esses professores independentes, na verdade, independentes de qualquer rigor e honestidade intelectual, submeteram os jovens a uma tortura ideológica, especialmente no que diz respeito à agroindústria”, disse Waack.

O jornalista também destacou que o texto de um veículo de comunicação “obscuro”, que serviu de base para uma pergunta no Enem, ofendeu até mesmo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um órgão estatal, e os programas de biocombustíveis.

Os formuladores das questões do Enem alegam que a Embrapa e os programas de biocombustíveis prejudicam a classe camponesa.

Advertisement
prova enem vestibular concurso

Ideias errôneas no Enem

Os equívocos factuais na prova do Enem, os clichês e chavões ideológicos não foram os piores problemas, conforme destacou Waack. “O maior problema é ensinar os jovens a pensar de maneira equivocada”, disse.

O jornalista lembrou que a pesquisa, a tecnologia e a capacitação de pessoas, iniciadas e conduzidas por instituições estatais, como a Embrapa e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/Embraer), permitiram ao país construir aeronaves vendidas em todo o mundo. Isso transformou o Brasil em uma superpotência no agronegócio.

Ao encerrar o comentário, Waack diz que as ideias equivocadas, “promovidas por esse tipo de abordagem ideológica, explicam muito das nossas dificuldades em crescer e prosperar”. “Isso representa um atraso intelectual em nosso país”, concluiu.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading