conecte-se

Artigos Top 10

A fúria: 10 tempestades insanas ao longo da história

Alguns eventos climáticos ao longo da história estão realmente concorrendo para as tempestades mais mortíferas, mais intensas ou mais destrutivas já atingidas pela humanidade

Published

on

Parece que praticamente todos os furacões ou tempestades de neve são rotulados porquê “tempestade do século” pela mídia, embora raramente correspondam a esse padrão. O que é uma coisa boa, simples. Mas alguns eventos climáticos ao longo da história estão realmente concorrendo para as tempestades mais mortíferas, mais intensas ou mais destrutivas já atingidas pela humanidade. Vamos dar uma olhada em unicamente alguns.

10. A tempestade perfeita

Também espargido porquê The No-Name Storm e Halloween Gale/Storm, o 10-27-1991 “Tempestade Perfeita” originou-se porquê um nordeste na costa atlântica do Canadá em 28 de outubro. Esta formidável tempestade absorveu o furacão Grace, atingindo seu pico de intensidade porquê um enorme tufão. Atingiu a costa leste dos EUA com ondas altas e inundações costeiras antes de virar para sudoeste e enfraquecer. Fazendo a transição para um tufão subtropical e mais tarde para uma tempestade tropical, ele contornou os estados do Meio-Atlântico e se intensificou para um furacão em 1º de novembro. Apesar de se tornar um furacão com ventos máximos sustentados de 75 milhas por hora, permaneceu sem nome para evitar confusão com sua tempestade extratropical precursora.

A Tempestade Perfeita causou mais de US$ 200 milhões em danos. Treze vidas foram perdidas, nomeadamente seis a bordo do Andrea Gail, do qual naufrágio inspirou o livro e o filme A tempestade perfeita. O impacto da tempestade, particularmente devastador ao longo da costa da Novidade Escócia à Flórida e do sudeste até Porto Rico, incluiu ondas de até 1 metros. Em Massachusetts, mais de 100 casas foram destruídas ou gravemente danificadas, superando os danos causados ​​pelo furacão Bob unicamente dois meses antes.

9. O surto de tornado triestadual

Em 18 de março de 1925, os Estados Unidos vivenciaram a surto de tornado mais mortal em sua história, marcada por pelo menos doze tornados significativos que varreram os estados do Meio-Oeste e do Sul em questão de horas. O surto matou pelo menos 751 pessoas e deixou tapume de 2.300 feridos. O enorme epicentro incluiu Missouri, Illinois e Indiana, com tornados adicionais atingindo Alabama e Kansas no mesmo dia.

Um tornado em privado, o tornado Tri-State, tornou-se o tornado mais mortal da história dos EUA e o segundo mais mortal a nível mundial. Esculpindo um caminho de 350 quilômetros pelo sudeste do Missouri, sul de Illinois e sudoeste de Indiana, ele detém o recorde da trilha mais longa já registrada. Embora algumas análises meteorológicas sugiram que seu comprimento fenomenal de caminho possa ser atribuído a múltiplos tornados dentro de uma família de tornados, em vez de a um único tornado contínuo, os especialistas reconhecem amplamente o tornado Tri-State porquê um único e devastador gigante F5.

Advertisement

8. O tufão Odisha de 1999

O Ciclone Odisha de 1999 foi o tufão tropical mais intenso registado no Setentrião do Oceano Índico e um dos mais devastadores da região. Originando-se porquê uma depressão tropical no Mar de Andamão em 25 de outubro, evoluiu rapidamente a partir de uma extensão de convecção no Mar de Sulu quatro dias antes. Alimentada por condições altamente favoráveis, atingiu a intensidade de uma tempestade superciclónica em 28 de outubro, atingindo o pico no dia seguinte com ventos de 260 quilómetros por hora (160 milhas por hora). Chegou ao continente no dia seguinte e causou danos imensos.

Embora o impacto primordial se tenha concentrado na Índia, os confins do superciclone afectaram Mianmar e Bangladesh, resultando em 10 e 2 vítimas mortais, respectivamente. Odisha, já a restabelecer de um possante tufão menos de duas semanas antes, suportou o peso da tempestade, suportando fortes tempestades, ventos fortes e fortes chuvas. O aumento repentino, juntamente com chuvas torrenciais, levou a inundações generalizadas, danificando 1,6 milhão de casas. O sector agrícola sofreu grandes perdas, afectando culturas porquê a cana-de-açúcar, o arroz e outras colheitas de Inverno. O número de mortos, inicialmente estimado em 30.000, foi posteriormente relatado oficialmente pelo governo da Índia porquê 1.887, com mais de 8.000 mortes somente em Jagatsinghpur.

7. Dica sobre tufão

Dica sobre tufão, espargido porquê tufão Warling nas Filipinas, tem a evidência de ser o maior e mais intenso tufão tropical já registrado. Tip intensificou-se rapidamente no início de outubro de 1979, atingindo seu pico de ventos sustentados de 305 quilômetros por hora (190 milhas por hora) e estabelecendo um recorde mundial de pressão baixa no nível do mar em 12 de outubro. maior tufão tropical já registrado, ostentando um diâmetro de vento de 2.220 quilômetros (1.380 milhas). À medida que enfraquecia gradualmente, Tip mudou seu curso para oeste-noroeste e depois para nordeste, influenciado por um vale que se aproximava. O tufão atingiu o sul do Japão em 19 de outubro e transformou-se em um tufão extratropical logo depois, dissipando-se perto das Ilhas Aleutas em 24 de outubro.

A Força Aérea dos EUA conduziu 60 missões de reconhecimento meteorológico em Tip, tornando-o um dos ciclones tropicais mais observados. Felizmente, Tip não foi a tempestade mais mortal de todos os tempos, mas isso não a torna menos aterrorizante.

6. O Tufão Bhola

O Ciclone Bhola de 1970 também espargido porquê o Grande Tufão de 1970, é um dos ciclones tropicais mais devastadores da história, atingindo o Paquistão Oriental (atual Bangladesh) e a Bengala Ocidental da Índia em 12 de novembro de 1970. Até hoje, é o tufão tropical mais mortal. e a tempestade resultante já registada e continua a ser um dos desastres humanitários mais mortíferos do mundo, matando, pelo menos, 300.000 pessoas, com estimativas sugerindo que o número de vítimas poderá trepar a meio milhão.

Formando-se sobre a Baía médio de Bengala em 8 de novembro, o tufão intensificou-se à medida que se deslocava para setentrião, atingindo eventualmente ventos máximos de 185 quilómetros por hora (115 milhas por hora). Na tarde seguinte, atingiu a costa do Paquistão Oriental. A tempestade devastou totalmente as ilhas próximas, destruindo aldeias e colheitas. Na upazila de Tazumuddin, gravemente afectada, mais de 45% da população, totalizando 167.000 habitantes, sucumbiu à fúria da tempestade. O governo paquistanês, liderado pelo líder da junta, general Yahya Khan, enfrentou críticas pela lentidão na resposta aos esforços de socorro. As consequências do tufão desempenharam um papel no desencadeamento da motim política, levando à Guerra de Libertação do Bangladesh, ao genocídio do Bangladesh em 1971 e, em última estudo, à geração do país independente do Bangladesh.

Advertisement

5. O Grande Furacão de 1780

O Grande Furacão de 1780 estabeleceu um recorde sombrio: ainda é o furacão mais mortal no Atlântico já registrado e o tufão tropical mais mortal no Hemisfério Ocidental. Não é de surpreender, uma vez que não existia nenhuma tecnologia avançada de alerta no século XVIII e as tempestades podiam, portanto, brigar pessoas inocentes aparentemente vindas do zero.

Atingindo de 10 a 16 de outubro, o furacão causou uma devastação sem paralelo em todas as Pequenas Antilhas, ceifando tapume de 22.000 vidas. Infelizmente, os detalhes relativos à sua trajetória e força permanecem desconhecidos, uma vez que a base de dados solene de furacões no Atlântico remonta unicamente a 1851.

O furacão atingiu Barbados, provavelmente porquê categoria 5, com algumas estimativas sugerindo velocidades de vento de até 200 mph (320 km/h), superando qualquer outra registrada na história da bacia do Atlântico. Em seguida, atravessou a Martinica, Santa Lúcia e Santo Eustáquio, resultando em milhares de mortes nestas ilhas. No meio da Revolução Americana, a tempestade desferiu duros golpes na frota britânica que disputava o controlo da região, enfraquecendo significativamente o domínio britânico no Atlântico. O furacão passou logo perto de Porto Rico e sobre a secção oriental de Hispaniola, causando danos substanciais ao longo da costa. Eventualmente, virou para nordeste e foi observado pela última vez em 20 de outubro a sudeste do Atlântico Canadá.

4. O Super Surto

O Super Surto de 1974 é o segundo maior surto de tornado já visto em um único período de 24 horas, superado unicamente pelo Super Surto de 2011. Nascente evento histórico detém o recorde de surto de tornado mais violento já registrado, lançando 30, sim, 30 tornados F4/F5. Ocorrendo de 3 a 4 de abril de 1974, o surto viu 148 tornados no totalidade em 13 dos Estados Unidos e na província canadense de Ontário.

Nascente surto sem precedentes resultou em danos de aproximadamente 843 milhões de dólares (equivalente sobre 5,26 milénio milhões de dólares em 2023), com mais de 600 milhões de dólares (equivalente sobre 3,75 milénio milhões de dólares em 2023) unicamente nos Estados Unidos. A ruína cobriu uma extensa extensão de tapume de 900 milhas quadradas ao longo de um caminho combinado de 2.600 milhas. Notavelmente, o Super Surto de 1974 foi o primeiro surto de tornado na história registrada a produzir mais de 100 tornados em um período de 24 horas – um marco não superado globalmente até o surto de tornado no Reino Unificado em 1981 e não igualado nos Estados Unidos até o Super Surto de 2011 .

Advertisement

3. O furacão do Dia do Trabalho

O Grande Furacão do Dia do Trabalho de 1935 estabeleceu muitos recordes desagradáveis. Foi um dos furacões mais intensos do Atlântico já registrados a atingir a costa dos EUA. Na verdade, reinou durante várias décadas porquê o furacão mais intenso do Atlântico em termos de pressão barométrica, embora tenha sido eventualmente superado. A tempestade também deteve o recorde de furacão mais possante no Atlântico em termos de ventos sustentados de 1 minuto até que o furacão Allen o ultrapassou em 1980. Aliás, conquistou o título de furacão mais possante ao atingir a costa por ventos sustentados de 1 minuto até empatar com o furacão Dorian em 2019.

O furacão passou por uma rápida intensificação em setembro de 1935. Uma enorme tempestade acompanhou a passagem do olho, abrindo novos canais e causando uma vaga de aproximadamente 18 a 20 pés (5,5 a 6,1 metros) em Florida Keys. Esta vaga devastou as ilhas baixas, arrasando cidades inteiras ao longo do caminho.

2. O Grande Furacão Galveston

O Furacão Galveston de 1900, que ainda é o sinistro proveniente mais mortal da história dos EUA, quase arrasou a cidade com o mesmo nome no Texas, causando uma devastação generalizada e um número impressionante de mortos que varia entre 6.000 e 12.000, sendo 8.000 vítimas mortais o número mais citado. A tempestade submergiu a cidade-ilha sob 2,5 a 3,6 metros de profundidade, destruindo tapume de 7.000 edifícios, metade dos quais (aproximadamente) eram casas, e deixando tapume de 10.000 pessoas desabrigadas.

Os danos ultrapassaram US$ 35,4 milhões em 1900. O que é muito até hoje. Mas ajustado pela inflação? Isso representa mais de US$ 1 bilhão em danos, o que foi suficiente para fechar a Era de Ouro de Galveston de uma vez por todas. Os investidores mudaram o seu foco para Houston e nunca mais olharam para trás. Portanto, não é nenhuma surpresa que Houston seja uma das maiores cidades dos EUA, incluindo a maior do estado de Lone Star, enquanto Galveston, muito, não é.

1. O Tornado Daulatpur-Saturia

Tornado Alley fica nos EUA, mas o tornado mais mortal que já pousou quase certamente não foi. A Bacia do Ganges, que abrange Bangladesh, é propensa a condições climáticas severas, com tornados mais comuns nos meses anteriores e posteriores às monções. Em 26 de abril de 1989, as condições atmosféricas levaram à formação de fortes tempestades e um tornado. Um sistema de baixa pressão sobre Bihar e Bengala Ocidental, na Índia, juntamente com uma crista sobre a China, intensificou o gradiente de pressão em Bangladesh. O choque do ar quente e úmido da Baía de Bengala e do ar insensível e sedento do Himalaia, combinado com ventos fortes, criou condições propícias à formação de tornados.

Advertisement

Embora os números exatos não estejam disponíveis, é provável que o tornado Daulatpur-Saturia, que atingiu o solo em 26 de abril de 1989, tenha tirado a vida de tapume de 1.300 pessoas e deixado tapume de 80.000 sem lar. É importante notar que em 2022 surgiram desafios a leste regimento, com alegações de que o tornado não causou mais de 922 mortes. De qualquer forma, está entre os piores twisters da história.

Gostou? Clique AQUI e leia outros artigos interessantecomo leste!

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement