conecte-se

Artigos Top 10

10 dos reinados mais curtos da história

Estamos contando os reis e rainhas cujo governo foi interrompido muito antes que eles pudessem fazer algo digno de nota por seus reinos

Published

on

A história está repleta de imperadores e governantes que tiveram reinados longos, às vezes prósperos. Esta lista não é sobre eles. Em vez disso, estamos contando os reis e rainhas cujo governo foi interrompido muito antes que eles pudessem fazer algo digno de nota por seus reinos. Na verdade, além da dúbia distinção de serem os governantes de vida mais curta de todos os tempos, a maioria deles não teria grande impacto no curso da história.

10. Yuan Shikai – 83 dias

Yuan Shikai chegou ao poder nos últimos anos da Dinastia Qing chinesa, antes de ser derrubado pela popular Revolução Xinhai de 1911. Em 1912, ele havia negociado o cargo de presidente com os revolucionários, em troca do abdicação do último imperador Qing – um menino de cinco anos filho chamado Pu Yi. É uma longa história.

Como presidente, Shikai tentou aprovar reformas que lhe deram amplos poderes na nova república, já que o novo parlamentar do sistema enfraqueceu severamente seu controle sobre o governo. Em novembro de 1915, ele se declarou o novo imperador da China, chegando a lançar sua própria nova dinastia chamada Hongxian.

Advertisement

A tomada do poder não foi bem recebida pelas várias províncias da China, duas das quais se rebelaram abertamente. Yuan Shikai foi forçado a desistir do trono em março de 1916, após reinar por menos de três meses.

9. Eduardo V – 78 dias

Eduardo V sucedeu a Eduardo IV como rei da Inglaterra em abril de 1483, durante um dos momentos mais tumultuados da história do país. Agora conhecido como a guerras das rosas, foi uma sangrenta guerra civil entre duas facções reais – Lancaster e York – que durou mais de três décadas. No momento da sucessão em abril de 1483, Eduardo V tinha apenas 12 anos, tornando-o um dos monarcas mais jovens da história da Inglaterra.

Embora o conflito tomasse muitas formas nos próximos anos, a história de Eduardo V terminaria tragicamente apenas dois meses e meio após sua sucessão. Ele foi declarado ilegítimo por seu protetor e subsequente rei da Inglaterra, Ricardo III, em junho de 1483, e enviado para a Torre de Londres, junto com seu irmão mais novo. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com eles lá, embora se suponha que eles foram assassinados por ordem do rei.

Advertisement

8. Gordiano I e II – 22 dias

Em 238 dC, o império romano era governado por Maximinus Thrax – um monarca amplamente odiado cujas campanhas militares e rígidas políticas tributárias eram desprezadas por quase todos no império. No início de abril, a província do norte da África chamada África Proconsular se revoltou, elegendo seu governador de 80 anos, Gordiano I, e seu filho Gordiano II como os novos imperadores conjuntos de Roma.

A adesão foi formalmente apoiada pelo senado romano no início de abril, embora isso não ajudasse muito, já que Gordiano II foi militarmente derrotado e morto por outro romano. governador aliado de Máximo. Ao saber da morte do filho, Gordiano II suicidou-se no dia 12 de maio, pondo fim ao reinado conjunto que durou apenas 22 dias.

7. Lady Jane Grey – 9 Dias

O reinado de Lady Jane Grey na Inglaterra começou mais de seis décadas após a Guerra das Rosas, que terminou com a vitória militar de Henrique VII e a ascensão do Dinastia Tudor. Embora ela não tivesse a melhor reivindicação ao trono – já que ela foi apenas a primeira primo ao rei Edward VI após sua morte em 1553 – ela era uma Protestante. A Reforma ainda estava em andamento em toda a Europa, e Eduardo VI foi fundamental para conduzir a Inglaterra em direção à protestantismo.

Advertisement

Lady Jane Grey foi coroada em 10 de julho de 1553, embora, infelizmente, seu reinado terminasse em tragédia quase assim que começou. Em 19 de julho, nove dias após sua ascensão, o trono foi tomado pela irmã de Eduardo VI, Maria, que tinha mais direito ao trono. Como ela era uma católica convicta aliada às outras facções católicas da Europa, seu reinado ainda é lembrado pelas missas perseguição dos protestantes em toda a Inglaterra. Quanto a Lady Jane Grey, ela foi acusada de traição contra a coroa em novembro e executado por decapitação em fevereiro de 1554.

6. Sayyid Khalid Bin Barghash Al-Busa’id – 3 dias

Sayyid Khalid Bin Barghash Al-Busaid foi o Neto do pai fundador de Zanzibar, Seyyid Said bin Sultan, que governou grande parte da África Oriental durante a primeira metade do século XIX. Quando Khalid assumiu o trono em agosto de 1896, Zanzibar funcionava como um protetorado do império britânico.

Com cerca de 20 anos na época, ele era amado e apoiado pela população, embora não pelos britânicos, que elegeram seu primo pró-britânico, Hamed bin Thuwein. O reinado não duraria, entretanto, pois ele morreu misteriosamente em 25 de agosto. Sentindo uma oportunidade, Khalid se declarou sultão em 25 de agosto.

Advertisement

Obviamente, isso não foi muito bem recebido pelos britânicos, e um contingente da Royal Navy foi enviado para resolver a situação, por assim dizer. Em 27 de agosto, iniciou um bombardeio maciço do palácio e das baterias de artilharia de defesa, matando cerca de 500 Soldados de Zanzibar em questão de 45 minutos, antes que a guarnição fosse forçada a se render. O próprio Khalid teve que fugir e encontrar asilo em um consulado alemão – então um rival britânico na região.

5. Dipendra – 3 dias

Nascido em 1971, Dipendra era o herdeiro direto do trono nepalês por meio de seu pai, o rei Birendra. Em 1º de junho de 2001, ele esteve no centro de uma das rixas reais mais chocantes da história, quando entrou no palácio real com um rifle automático e abateu dez membros de sua família, antes de atirar ele mesmo com a mesma arma. Ele gastou três dias em coma antes de sua morte em 4 de junho.

Ninguém sabe os motivos precisos por trás do massacre, embora uma disputa familiar relacionada ao seu casamento possa ter desempenhado um papel. Em uma estranha reviravolta nos acontecimentos, o conselho privado do estado moveu-se para acessá-lo ao trono enquanto ele estava no hospital, tornando-o rei do Nepal por cerca de três dias.

Advertisement

4. Victoria Kamamalu – 1 dia

Victoria Kamamalu era neta de Kamehameha I – o fundador e primeiro rei do Reino do Havaí – por parte de mãe. Na linha de sucessão, Victoria estava abaixo de uma longa lista de pessoas, incluindo tios, primos e irmãos. Ela foi eleita chefe do conselho privado do rei e rainha regente – conhecida como Kuhina Nui na constituição havaiana – em 1855.

Victoria acidentalmente chegaria ao poder em 30 de novembro de 1863, depois que seu irmão – o rei Kamehameha IV – morreu inesperadamente sem deixar um herdeiro direto. Como Kuhina Nui e chefe da realeza conselhoela proclamou seu irmão, Lot Kamehameha, como o novo rei após apenas um dia de governo, tornando-a uma das monarcas de vida mais curta da história.

3. Modi – 1 dia

A Dinastia Jin foi uma casa imperial de curta duração durante a China dos séculos XII e XIII, governando grandes partes do norte da China e liderada pelo povo etnicamente manchuriano Jurchen. Era uma época de guerra quase constante na China, pois o império Jin enfrentava ameaças em várias frentes, como a poderosa dinastia Song que governava o sul.

Advertisement

Em 1232, eles foram invadidos por um contingente combinado de mongóis – liderados pelo filho de Genghis Khan, Ogedei – e soldados Song. Enquanto o imperador Aizong tentava repelir a invasão, sua pequena força não era páreo. A capital Kaifeng foi invadida e saqueada em 1233, forçando Aizong e suas forças restantes a fugir para Caizhou.

Quando os mongóis cercaram a cidade, Aizong decidiu que o melhor a fazer era desistir. Em 9 de fevereiro de 1234, ele passou o trono para seu general – Wanyan Chenglin – e cometeu suicídio para evitar a captura. Agora chamado de Imperador Modi, o durar O imperador Jin foi morto por soldados mongóis antes do fim do dia, ganhando o título não oficial de reinado mais curto imperador da história chinesa.

2. Mikhail Alexandrovich Romanov – 1 dia

Em 2 de março de 1917, quando a Revolução Russa se aproximava de sua última fase, o czar Nicolau II renunciou ao trono em favor de seu irmão, Mikhail Alexandrovich. Foi uma decisão surpreendente – ainda que fútil –, pois esperava-se que ele a passasse para o filho, Alexei. Embora a política do estado fosse clara em respeitar a vontade do czar abdicador, os eventos da revolução complicaram um pouco a questão, já que a maioria das facções revoltantes era contra a preservação da monarquia de qualquer forma.

Advertisement

Por cerca de um dia, Mikhail permaneceu no poder como o novo czar, antes de recusar explicitamente o trono em 03 de março. No entanto, isso pouco importaria no grande esquema das coisas, já que ele seria o primeiro dos 18 Romanovs a ser executado pelos bolcheviques em junho de 1918.

1. Luís XIX – 20 minutos

Louis Antoine era sobrinho do último rei francês antes da revolução, Luís XVI. Nascido em 1775, cresceria para presenciar a fase mais brutal da revolução, quando quase toda a família real foi executada pelo guilhotina. Um realista radical, ele lideraria as forças contra-revolucionárias durante a Revolta da Vendéia pós-revolução, além de lutar ao lado de outras potências europeias nas Guerras Napoleônicas.

Quando a monarquia francesa foi restaurada em 1815, o pai de Louis, Charles Phillippe, foi eleito o novo rei. Infelizmente, pelo menos para a monarquia, houve outra revolução em 1830 – agora chamada de revolução de julho – desencadeada por políticas conservadoras e monarquistas adotadas pelo governo de Charles.

Advertisement

Diante das crescentes pressões e revoltas na capital, Carlos abdicou do trono para seu filho, Luís, em 2 de agosto de 1830. Talvez sentindo que não era o melhor momento para ser monarca na França, Luís abdicou ainda mais do poder para seu sobrinho, Henrique V, dentro de 20 minutos da abdicação de seu pai.

Outros artigos que você pode gostar clicando aqui

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement