conecte-se

Artigos Top 10

10 desastres ambientais surpreendentes causados ​​pelo homem

A pior parte é que, ao contrário das calamidades naturais, todos esses desastres ambientais causados ​​pelo homem na história eram totalmente evitáveis.

Published

on

Embora não tenhamos controle sobre desastres naturais como terremotos e vulcões, os humanos têm sido capazes de igualar – e às vezes superar – os danos causados ​​por qualquer coisa que a natureza tenha lançado em nosso caminho. Com o tempo, acidentes ecológicos causados ​​por ganância corporativa, políticas nacionais inadequadas, desregulamentação e vários outros fatores causaram danos consideráveis ​​a ecossistemas já sensíveis em todo o mundo. A pior parte é que, ao contrário das calamidades naturais, todos esses desastres ambientais causados ​​pelo homem na história eram totalmente evitáveis.

10. Doença de Minamata

A doença de Minamata leva o nome da cidade japonesa de mesmo nome, onde em 1956, uma doença misteriosa apareceu durante a noite e começou a afetar os moradores. Era uma doença neurológica, causando sintomas como fala arrastada, fraqueza muscular e tremores. Poderia até causar a morte nos piores cenários, embora naquela época ninguém soubesse exatamente o que estava causando isso.

Agora, sabemos que esses sintomas são sinais indicadores de envenenamento por mercúrio. Em Minamata, o culpado acabou sendo um fabricante de produtos químicos conhecido como Chisso Corporation. Eles estavam despejando grandes quantidades de mercúrio – ou mais precisamente metilmercúrio – no abastecimento de água doce da cidade, que acabou chegando aos peixes e outras criaturas marinhas que vivem na Baía de Minamata.

Advertisement

Em uma decisão de 2004, a Suprema Corte japonesa reconheceu oficialmente o papel do Estado no desastre. Isso resultou em cerca de 3.500 cidadãos entrando com ações de indenização contra o governo, embora alguns ativistas afirmem que o número real pode chegar a 30.000.

9. Derramamento Químico do Canal do Amor

O bairro do Canal do Amor em Condado de Niágara, Nova York recebeu o nome de um aterro sanitário próximo que remonta à década de 1890. Embora originalmente imaginado como um bairro modelo, logo se tornaria um dos piores casos de envenenamento de águas subterrâneas na história dos Estados Unidos. A partir da década de 1920, o canal foi usado como depósito de uma variedade de produtos químicos e outros resíduos industriais, incluindo resíduos nucleares das primeiras tentativas de construir a bomba durante a Segunda Guerra Mundial.

O Love Canal acabou sendo coberto e selado pelos proprietários do terreno – a Hooker Chemical Company – e substituído por um bairro residencial no década de 1950. Como era de se esperar, todo aquele lixo químico logo começou a aparecer pela cidade, principalmente na forma de poças cheias de substâncias nocivas que apareciam de repente em quintais e porões.

Advertisement

Dos anos 1950 aos anos 1970, os residentes de Love Canal experimentaram altas taxas de complicações médicas, como abortos espontâneos, defeitos congênitos e dano cromossômico. O caso resultou na formação do Superfund – um programa federal de 1980 destinado a lidar com depósitos de resíduos químicos em todo o país.

8. Campanha das Quatro Pragas

Em 1958, Mao Zedong deu início ao Campanha das Quatro Pragas em toda a China. Fazia parte do grande Grande Salto Adiante, destinado a reduzir o número das quatro pragas mais problemáticas do país – ratos, mosquitos, moscas e pardais – a fim de aumentar o rendimento das colheitas e erradicar as doenças. Os chineses ficaram especialmente furiosos com o pardal, principalmente o pardal-arborícola da Eurásia, pois consumia uma grande quantidade de grãos em uma época em que as pessoas passavam fome.

Muitos métodos inovadores foram tentados, incluindo fazer barulhos altos com utensílios domésticos como panelas e frigideiras para perturbar seus padrões de alimentação. O governo até recompensou as agências e grupos que mataram o maior número de qualquer uma dessas pragas, o que acabou sendo bem-sucedido. Segundo uma estimativa, a campanha resultou na morte de mais de 1 bilhão de pardais, junto com 1,5 bilhão de ratos, 220 milhões de libras de moscas e mais de 24 milhões de libras de mosquitos.

Advertisement

Embora tenha sido ótimo para as plantações, a coisa toda teve uma consequência não intencional, pois os pardais também eram cruciais para manter os insetos destruidores das plantações sob controle. Sem eles, os insetos se multiplicaram, levando a grandes perdas nas colheitas e uma fome que poderia ter matado entre 15 e 36 milhões de pessoas. [entre].

7. Derrame Químico Cantara Loop

Em 14 de julho de 1991, um Pacífico Sul trem descarrilou perto do Monte Shasta, na Califórnia, despejando cerca de 19.000 galões de uma substância química conhecida como metam sódico no rio Sacramento. É um fumigante de solo e herbicida, que teria um efeito devastador na ecologia de toda a região. Segundo relatos, o derramamento e a nuvem química resultante podem ser vistos em um 41 milhas raio, com os produtos químicos eventualmente se espalhando até o Lago Shasta.

Advertisement

O acidente resultaria na morte de todas as formas de vida no rio ao longo de um trecho de 45 milhas, que incluía mais de um milhão de peixes e dezenas de milhares de outras criaturas como lagostins, moluscos e insetos. Além disso, centenas de pessoas que vivem na área relataram sintomas como queimação nos olhos, dores de cabeça e náuseas.

Enquanto um $ 38 milhões acordo foi alcançado com todas as partes afetadas depois que os danos foram devidamente avaliados por agências como o US Fish and Wildlife Service, os efeitos do derramamento ainda não foram totalmente revertidos.

6. Desastre Nuclear de Kyshtym

O desastre nuclear de Kyshtym aconteceu em 29 de setembro de 1957 na cidade de Ozyorsk, na Rússia, causado por uma explosão em um dos tanques de armazenamento de lixo nuclear de concreto da instalação. Estima-se que a explosão liberou cerca de 20MCi de material radioativo no meio ambiente, tornando-o o terceiro acidente nuclear mais catastrófico da história.

Advertisement

O desastre teria um impacto duradouro sobre os moradores, pois resultou na contaminação de cerca de 9.000 milhas de terra dentro e ao redor do local, com mais de 10.000 pessoas evacuadas da região por causa disso. Além disso, devido ao sigilo em torno do incidente, levaria muitos anos até que a verdadeira extensão dos danos fosse totalmente revelada ao público soviético.

5. Incêndios de petróleo no Kuwait

O Kuwait foi ocupado pelas forças iraquianas em agosto de 1990, desencadeando uma resposta militar de um aliança de 39 países que hoje conhecemos como a Guerra do Golfo. Embora isso garantisse uma rápida retirada iraquiana, eles recorreram a táticas de terra arrasada, estabelecendo mais de 650 Campos de petróleo do Kuwait em chamas, resultando em um dos maiores desastres ambientais da história recente.

Advertisement

Devido à fumaça, toda a área ficou coberta por uma espessa camada de fumaça nociva por mais de dez meses, composta de poluentes nocivos como dióxido de carbono e dióxido de enxofre. A quantidade de petróleo vazada foi tão grande que criou cerca de 300 lagos de petróleo no deserto do Kuwait, enquanto o restante fluiu para o Golfo Pérsico. Além de tudo isso, a chuva ácida causada pela queima do óleo foi responsável por matar um grande número de plantas e animais em toda a região.

Embora os incêndios não estejam mais queimando, os danos ao ecossistema e ao meio ambiente do Kuwait persistem. As regiões contaminadas estão fora do alcance do público ou mesmo das autoridades, pois também estão repletas de munição não detonada da guerra.

4. Desaparecimento do Mar de Aral

Advertisement

O Mar de Aral na Ásia central, localizado Cazaquistão e Uzbequistão, já foi o quarto maior lago do mundo. Tudo mudou durante a era soviética, no entanto, quando projetos agrícolas exaustivos, mudanças climáticas e alguns outros fatores resultaram no quase desaparecimento do corpo d’água. Por uma estimativa, o Mar de Aral perdeu mais de 90% de seu tamanho em comparação com cerca de cinquenta anos atrás, tornando-se uma das maiores desastres Do nosso Tempo.

Um fator importante foi o redirecionamento dos principais afluentes que desaguavam no lago, que também era uma importante fonte de peixes e outros animais marinhos para a população local. Com seu quase desaparecimento, a pesca local foi quase eliminada. Além de tudo isso, a queda rápida dos níveis de água levou à exposição do leito do lago, cheio de materiais nocivos como sais, pesticidas e outros poluentes. Como resultado, o ar e a água nas regiões estão gravemente contaminados, levando a uma ampla gama de problemas de saúde para as pessoas que vivem na região.

3. Tragédia do Gás em Bhopal

Advertisement

Em dezembro de 1984, a cidade de Bhopal, na Índia, passou pelo que muitos passaram desde então. chamado o ‘pior acidente industrial da história’. Tudo começou em uma fábrica de inseticidas de propriedade da subsidiária indiana da gigante química americana Union Carbide Corporation, quando cerca de 45 toneladas de um gás perigoso – isocianato de metila – escapou no ambiente densamente povoado. Devido à falta de regulamentação e regras governamentais adequadas, a usina foi construída bem no meio da cidade, agravando ainda mais o impacto geral do desastre.

A nuvem tóxica se espalhou rapidamente, matando mais de 3.000 pessoas nas primeiras 24 horas. Embora as estimativas variem, o número total de mortos na tragédia pode ter chegado a 20.000, com muitos outros sofrendo de doenças crônicas como câncer, doenças respiratórias e distúrbios reprodutivos diretamente por causa da exposição.

2. Derramamentos de óleo no Delta do Níger

Advertisement

O Delta do Níger, no sul da Nigéria, é facilmente um dos lugares mais poluídos da Terra, e muitos fatores são responsáveis. É uma região rica em recursos, apesar da má qualidade do solo e do terreno inacessível, pois abriga vastas reservas de vários tipos de hidrocarbonetos. Isso o transformou em um centro de extração de petróleo e gás em algum momento do década de 1950 desencadeando imediatamente uma violenta insurgência nativa que continua até hoje.

Ao longo das décadas, houve vários derramamentos de óleo dentro e ao redor da região do delta, graças a leis de regulamentação frouxa e à corrupção entre as autoridades locais. Um total de 822 derramamentos foi registrado apenas nos anos de 2020 e 2021, derramando cerca de 28,00 barris no ambiente local. Como seria de esperar, teve um impacto devastador na vida selvagem local e na produção de alimentos, piorando ainda mais a situação de conflito na região. Apesar de tudo isso, o Delta do Níger continua sendo um dos principais impulsionadores da economia da Nigéria, pois é responsável por mais de 90% do PIB.

1. Incêndios Florestais na Amazônia

Advertisement

Os enormes incêndios na floresta amazônica foram notícia global em 2019, quando o mundo assistiu à maior cobertura florestal queimar devido a razões que não ficaram imediatamente claras. Foram incêndios florestais naturais, como os observados em muitas outras partes do mundo todos os anos, um acidente fora de proporção ou algo totalmente diferente?

Como um estudo 2020 continuaria a estabelecer, o principal culpado foi, novamente, a ganância corporativa e a desregulamentação do governo. Agora sabemos que os incêndios são amplamente utilizados pela pecuária, extração de madeira e indústrias agrícolas na Amazônia, pois fornecem uma maneira rápida e de baixo custo de limpar a terra para agricultura e pecuária. Como constatou o estudo, a maioria dos incêndios foi associada a operações industriais, muitas das quais continuam operando sem supervisão do Estado até hoje. Um estudo anterior havia descoberto que a produtor de carne regiões da Amazônia têm três vezes mais probabilidade de sofrer incêndios florestais durante as estações secas.

Aqui, outros artigos que você pode gostar

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement