conecte-se

Brasil em Pauta

VÍDEO: kits com água e comida são lançados por aviões militares dos EUA sobre Gaza; VEJA

Published

on

AFP

Neste sábado (2), os Estados Unidos concretizaram, pela primeira vez, a entrega de assistência humanitária à Faixa de Gaza por meio de operações aéreas. Segundo autoridades americanas, a iniciativa no sudoeste do território recebeu a aprovação do governo de Israel e contou com a participação de três aeronaves, que distribuíram 38 mil refeições.

A ação foi previamente anunciada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira (1º).

Segundo a UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos, pelo menos 576 mil habitantes enfrentam “níveis catastróficos de insegurança alimentar” na região. Há relatos de pessoas recorrendo a alimentos destinados a animais, como ração, e até mesmo consumindo animais como cavalos para garantir a sobrevivência.

A ONU e vários países, incluindo o Brasil, têm alertado sobre as consequências humanitárias de uma ação militar de tal magnitude. Autoridades de alto escalão em Israel afirmaram que uma invasão poderia ocorrer durante o Ramadã, um período sagrado para os muçulmanos que se inicia em 10 dias, caso o Hamas não liberte reféns israelenses ainda sob seu controle. Suspeita-se que um dos reféns seja Michel Nisenbaum, 59, brasileiro-israelense.

Advertisement

No mesmo sábado, milhares de manifestantes que pedem a libertação de reféns na Palestina chegaram a Jerusalém após uma caminhada de quatro dias.

Com informações da Folha de SP

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading