conecte-se

Benefícios Sociais

Vale3 Promete Retorno Robusto: Dividendos Generosos e Alta de 13% para 2024

Published

on

Vale3 Promete Retorno Robusto: Dividendos Generosos e Alta de 13% para 2024

Em uma jornada mista na bolsa durante 2023, a mineradora Vale (VALE3) viu seu Valor operacional e ligeiros prejuízos no mercado de ações. Embora seu desempenho nas bolsas parecesse desanimador, a volta em dividendos para seus acionistas manteve-se robusta. Vamos analisar com mais profundidade como a Vale tem se saído e quais são as perspectivas para o próximo ano.

Do início até a metade de dezembro de 2023, a Vale viu suas ações despencarem 17,5%, ocasionando uma queda de 58% nos lucros operacionais. No entanto, não há razão para pessimismo exagerado, pois os dividendos distribuídos em 2023 foram bastante razoáveis. Esses proventos, que totalizaram R$ 28,9 bilhões, foram 13% menores em comparação com o período do ano anterior.

Advertisement

O que esperar da Vale3 em 2024?

Vale3 Promete Retorno Robusto: Dividendos Generosos e Alta de 13% para 2024

Se você acredita nas palavras de Wendell Finotti, CEO da plataforma Meu Dividendo, as expectativas são de que o volume de dividendos a serem pagos pela Vale se mantenha estável em 2024. A projeção é baseada na falta de uma tendência ascendente nas projeções de produção de minério de ferro da empresa. No entanto, ele acredita que o desempenho da empresa em 2024 será influenciado pelos mercados internacionais e será semelhante ao de 2023.

Vale continua sendo uma escolha promissora?

De acordo com analistas do BTG Pactual, a Vale manteve seu compromisso com retornos consistentes aos acionistas em seu “Investor Day”. A Vale deve encerrar o ano com um dividend yield (retorno de ação apenas com proventos) de 9,5% e há uma expectativa de que este número aumente para 12% a 13% em 2024. Isso faz da Vale uma das ações mais recomendadas para estratégia de proventos.

Max Bohm, estrategista de ações da Nomos, destaca que apesar do abrandamento econômico na China, as exportações da Vale para o país mantiveram-se firmes, não tendo impacto significativo nos números da empresa em 2023. Isso torna a Vale uma opção atraente para investidores que buscam exposição ao crescimento econômico da China.

Advertisement

Para o curto e médio prazo, há previsão de manutenção da cotação do minério de ferro acima de US$ 100 por tonelada. Bruno Benassi, especialista em ações da Monte Bravo Corretora, prevê um desempenho melhor da empresa em 2024 devido à pressão nos preços do minério de ferro e melhorias relacionadas aos custos de produção e geração de caixa.

Olhando para o futuro, o otimismo ainda é grande para a Vale, e 2024 pode ser um ano de retorno para a mineradora. A diversidade de atividades da empresa, como a produção de níquel para veículos elétricos, pode proporcionar novas oportunidades e um aumento na demanda, melhorando ainda mais o desempenho da empresa no próximo ano.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement