conecte-se

Brasil em Pauta

Tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Alertas: as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste correm perigo por causa de tempestades e ventos intensos nesta sexta-feira, 29. Confira.

Published

on

tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A chuva forte e os ventos intensos já dão os seus sinais em algumas regiões pouco antes da virada do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O aviso da entidade está com a cor laranja, o que indica “perigo”.

No caso do alerta laranja, a sinalização é de tempestades. o Inmet informou que há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, queda de granizo e ventos intensos que variam de 60 a 100 km/h para esta sexta-feira, 29.

Há ainda outras duas classificações: a cor amarela aponta para “perigo potencial”, e a vermelha, “grande perigo”.

Advertisement

Alerta de chuva pode atingir o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil

A chuva e os ventos intensos são previstos para atingir parte do sul de Mato Grosso do Sul, o norte do Estado de São Paulo e o noroeste de Minas Gerais.

Além dessas regiões, o Sul do país também pode sofrer com tempestade, segundo alertas do Inmet. Uma pequena parte do sul do Paraná será atingida, mas a maioria das cidades de Santa Catarina terão clima intensamente chuvoso, com exceção do norte do Estado.

Junto a esses, quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção da parte sul gaúcha, pode receber a tempestade prevista. A chuva intensa pode ocasionar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Advertisement

Previsão de vendaval nos Estados de MG, RJ e SP

Na tarde de hoje, em seu Twitter/X, o Inmet também emitiu avisos sobre um possível vendaval que pode ocorrer neste sábado, 30, nos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O vento pode chegar a 100 km/h. Com isso, há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O instituto ainda faz recomendações:

  • em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
  • permaneça em local abrigado.
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement