conecte-se

Agro em Pauta

Tarcísio diz vai prender invasores e reforça elo com o agro

Tarcísio diz que vai prender invasores de terras e reforça elo com o agro. Saiba mais sobre isso na Revista Oeste

Published

on

tarcísio agro

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, lançou o que chamou de “maior pacote de políticas públicas da história do agro paulista” no final de novembro. No evento de lançamento, Tarcísio prometeu continuar prendendo os invasores de terras.

“No tal do fevereiro vermelho, tentaram invadir algumas propriedades, foram 19 tentativas, todas imediatamente debeladas”, disse Tarcísio. “E aqueles criminosos que procuraram extorquir proprietários rurais, levar vantagem indevida, foram presos, foram para a cadeia. Esse é o tratamento que nós vamos dar a quem não respeita o direito de propriedade no nosso estado”.

A cobrança por segurança, principalmente contra invasões de terras, é uma das demandas do setor. O Rotas Rurais, programa do governo estadual, mapeia as propriedades rurais e deve facilitar a chegada da polícia mais rapidamente para atender às ocorrências.

Advertisement

Programa do governo de São Paulo que vai ajudar a combater invasões de terras já mapeou mais de 290 mil propriedades rurais

O programa também melhora o acesso a serviços e ao fluxo do comércio no campo. Dados atualizados até 17 de novembro mostram que o Rotas Rurais já mapeou 57 mil km de vias rurais. No percurso, 291 mil propriedades rurais estão geolocalizadas.

Em março, a polícia paulista prendeu José Rainha Júnior e Luciano de Lima, líderes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Eles foram acusados de extorquir fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado. Em 12 de junho, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu liberdade provisória aos dois.

O governador Tarcísio também está aumentando suas apostas em um programa que dá desconto de até 90% na entrega de terras a fazendeiros, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Advertisement

O programa beneficia quem está em terras de maneira irregular, como aquelas julgadas devolutas (áreas públicas que nunca receberam uma destinação específica por parte do poder público e nunca foram propriedade particular).

O governador enviou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que estende o prazo de janeiro de 2024 para o fim de 2026 para que os fazendeiros possam aderir aos acordos e comprar terras com descontos. 

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement