conecte-se

Internacional em Pauta

Suprema Corte decide que Trump tem imunidade para atos como ex-presidente

Published

on

Suprema Corte decide que Trump tem imunidade para atos como ex-presidente

Em vitória para Donald Trump, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira, 1º, que ex-presidentes têm imunidade parcial em relação a atos adotados tomados enquanto eram presidentes do país.

Com isso, o republicano pode reivindicar — em processos em outras instâncias judiciais —imunidade criminal por algumas das decisões que tomou nos últimos dias de sua Presidência, em especial sobre os processos a que responde pela invasão do Congresso dos EUA em janeiro de 2021.

Advertisement

A decisão foi tomada por maioria — foram seis votos a três — em um recurso de Trump no qual argumentou estar imune a processos porque servia como presidente quando tomou as medidas que levaram às acusações.

Com a decisão da Suprema Corte, as acusações feitas contra Trump pelo conselheiro especial Jack Smith, do Departamento de Justiça, podem agora ser questionadas pela defesa do republicano.

Com isso, as chances de o julgamento começar antes das eleições presidenciais, em novembro, são praticamente nulas. Trump disputa a Presidência dos EUA e tem como principal oponente Joe Biden, atual presidente norte-americano.

Advertisement

Notícia em atualização

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading