conecte-se

Brasil em Pauta

Sudeste vai encarar grandes volumes de chuva nos próximos dias

As regiões mais atingidas serão o Vale do Paraíba, em São Paulo, o sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro.

Published

on

Sudeste vai encarar grandes volumes de chuva nos próximos dias

Os meteorologistas fizeram, nesta quinta-feira, 11, um alerta de grandes volumes de chuva para o Sudeste do país nos próximos cinco dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, as regiões mais atingidas serão a região litorânea e Vale do Paraíba, em São Paulo, a Zona da Mata, em Minas Gerais, e o centro-sul do Rio de Janeiro.

O risco de ocorrências de chuva de intensa a extrema intensidade será alto entre esta sexta-feira, 12, e o domingo, 14. A mudança ocorre devido ao aumento da convergência de umidade sobre o sudeste.

As capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro também terão episódios de chuvas intensas

Mapa chuva Inmet
O mapa de chuva do Inmet mostra a análise de previsão de volume de água acumulado em 24 horas, verificado para o período das 21h de sexta-feira, 12, às 21h do sábado, 13 |Foto: Reprodução/Inmet

As capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro também estão em estado de alerta. As análises indicam a possibilidade de chuva torrencial para os paulistas, principalmente nesta sexta-feira e no sábado, 13. Já os cariocas terão chuva a qualquer hora tanto no sábado quanto no domingo.

Existe a possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm no litoral de São Paulo e na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Advertisement

O litoral e o Vale do Paraíba em São Paulo, a Serra da Mantiqueira no sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro poderão ter volumes de água em torno de 200 mm.

Meteorologistas pedem atenção para ocorrência de transtornos em função do volume de chuva intenso

Os serviços de meteorologia dizem que poderão ocorrer episódios de alagamentos e inundações repentinas no final de semana dos paulistas, fluminenses e mineiros. Os especialistas em clima não descartam a possibilidade de deslizamentos de terra em alguns pontos.  

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement