conecte-se

Notícias do Piauí

Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas, mortes e pessoas desabrigadas: veja fotos com o antes e depois

O nível do Rio Guaíba, que banha a capital do estado, Porto Alegre, pode ter um aumento recorde e chegar aos 5 metros ainda nesta sexta-feira (03), devido às tempestades, que devem durar até o domingo (05).

Published

on

Oitomeia

Na noite da última quarta-feira (01/05), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública devido aos mais de 100 municípios impactados pelo temporal no estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial e permanecerá em vigor por 180 dias.

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já deixaram cerca de 29 pessoas mortas e outras 60 desaparecidas. São 147 municípios afetados pelos temporais, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil. O nível do Rio Guaíba, que banha a capital do estado, Porto Alegre, pode ter um aumento recorde e chegar aos 5 metros ainda nesta sexta-feira (03), devido às tempestades, que devem durar até o domingo (05).

Imagens foram divulgadas nas redes sociais evidenciando o impacto das chuvas em todo o estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas com orientações expressas para que moradores de pelo menos 15 municípios deixem suas casas por conta dos riscos provocados pelo temporal. Veja o antes e o depois de locais afetados pelas chuvas:

Advertisement
Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de julho se rompe (Foto: Reprodução)

A barragem da Usina Hidrelétrica 14 de julho, localizada entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, não suportou o grande acúmulo de água das chuvas dos últimos quatro dias e acabou rompendo, na tarde desta quinta-feira (02). O estado divulgou mais uma lista de localidades que podem ser impactadas pelo colapso da barragem.

Chuvas no Rio Grande do Sul – Doações de Alimentos e Agasalhos são coletadas (Foto: João Alves/PMSM)
Em Porto Alegre, rio Guaíba transborda e águas invadem o Cais Mauá (Foto: Reprodução)

O Rio Guaíba ultrapassou a cota de inundação, em Porto Alegre, e as águas invadiram o Cais Mauá. Devido à situação, a prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes, para evitar inundações na região central da cidade.

Loja da Havan, em Lajeado, antes e depois dos temporais no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)
Ponte em Santa Maria (RS) antes e depois dos fortes temporais (Foto: Reprodução)

Apenas na região da Serra Gaúcha, ao menos três pontes cederam com o alto nível dos rios. Uma ponte que divide as cidades de Santa Maria e Restinga Seca ruiu na tarde de terça-feira (30/04).

Postes de eletricidade e árvores derrubadas pelo vento e fortes chuvas nas ruas de Sinimbu, na região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil (Foto: Anselmo Cunha/AFP)
Supermercado afetado por fortes chuvas em Sinimbu, na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul (Foto: Anselmo Cunha/AFP)
Visão aérea mostra áreas inundadas na cidade de Encantado, Rio Grande do Sul (Foto: Gustavo Ghisleni/AFP)

O município de Encantado também foi atingido fortemente pelas chuvas. Nas imagens áreas, é possível ver boa parte da região encoberta pela água. Além disso, a Defesa Civil também emitiu uma orientação expressa para que os moradores deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari, que também passa pela cidade.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading