conecte-se

Agro em Pauta

Região Sul tem alerta laranja de tempestade

Estados vão encarar chuva, ventos intensos e queda de granizo no decorrer desta quinta-feira, 11. Veja a previsão do tempo para a Região Sul

Published

on

Região Sul tem alerta laranja de tempestade

A Região Sul volta a lidar com temporal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja de tempestade para o decorrer desta quinta-feira, 11, para áreas espalhadas pelos três Estados sulistas.

Conforme a previsão do tempo, o aviso climático terá início às 10h01 desta quinta. E deve durar, de acordo com o Inmet, até as 23h59 desta quinta-feira. Na classificação do Inmet, um alerta laranja representa “perigo” como grau de severidade.

O aviso da vez abrange as totalidades das áreas do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o alerta vai afetar o norte do Estado.

Advertisement

De acordo com o Inmet, o alerta laranja de tempestade sobre a Região Sul vai registrar acumulados de até 100 mm. Além disso, há previsão de ventos intensos, com rajadas podendo chegar a 100 km/h. Queda de granizo é o outro fator de risco em termos climáticos.

Dessa forma, problemas tendem a ocorrer nos Estados sulistas por causa da condição climática. Situação que, a saber, prejudica a infraestrutura local e até mesmo os trabalhos mais ligados diretamente ao agronegócio.

“Risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “[Possibilidade] de estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”

Advertisement
região sul - previsão do tempo com alerta laranja para tempestade
Mapa da Região Sul do Brasil, com a área de atuação da tempestade prevista para esta quinta-feira, 11 | Foto: Reprodução/Inmet

Instruções para quem estiver na Região Sul

Com a emissão de mais um alerta laranja de tempestade, a equipe do Inmet lista três instruções a quem estiver na Região Sul nesta quinta-feira:

  1. não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  2. não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
  3. se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement