conecte-se

Brasil em Pauta

PF investiga Bolsonaro por suposta importunação’; Vítima inusitada

Bolsonaro baleia O ex-presidente teria conduzido uma moto aquática a uma distância do animal considerada ‘inadequada’.

Published

on

baleia PF investiga Bolsonaro por suposta 'importunação ...

O ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de “importunação premeditado” contra uma uma baleia da espécie Jubarte em São Sebastião, município do litoral setentrião de São Paulo. Segundo a investigação da Polícia Federal (PF), Bolsonaro teria causado mal-estar ao bicho em junho de 2023.

O Ministério Público Federalista de São Paulo decidiu escoltar as investigações da PF. O questionário foi desimpedido com base em um vídeo que exibe as manobras de um varão no comando de um jet ski próximo à baleia. O cetáceo pode chegar a 15 metros de comprimento e tarar até 30 toneladas.

Bolsonaro no comando do jet ski

Segundo o jornal Estadão, a Procuradoria suspeita que o ex-presidente Bolsonaro tenha sido o condutor do veículo aquático que ficou bastante próximo à baleia. A PF está buscando por possíveis crimes previstos em lei cometidos por Bolsonaro. A lei proíbe pesca ou “molestamento premeditado” de baleias no litoral brasílico.

Advertisement
baleia Bolsonaro
Bolsonaro na meio de uma moto aquática. Imagem: Redes Sociais/Reprodução

A portaria de instauração das investigações foi publicada na sexta-feira 17 no Quotidiano Solene do Ministério Público Federalista. E quem assina o documento é a procuradora da República Marília Soares Ferreira. O Ibama (Instituto Brasílico do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais) também investiga o caso.

‘Comportamento desatento’

De conciliação com as investigação da Procuradoria, a baleia-jubarte apresentava “comportamento desatento” — isso acontece quando o bicho surge na superfície batendo na chuva com a nadadeira peitoral e a rabo.

Ainda segundo as investigações, o condutor da moto aquática pilotava o veículo a uma intervalo da baleia considerada inadequada, e gravava um vídeo a partir de seu celular.

“Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”.

‘Molestamento premeditado’

O ser humano não é predador proveniente da baleia, o cetáceo é meta de tubarões gigantes e orcas. Porém, o “molestamento premeditado” por segmento do varão pode resultar em eventuais punições.

Advertisement

Ainda de conciliação com a Procuradoria, o procedimento administrativo se dá para o “séquito de fatos, procedimentos e políticas públicas que, a princípio, não ensejam a autuação de questionário social”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement