conecte-se

Brasil em Pauta

Partido de Bolsonaro usa Moraes ao pedir cassação de Janones

Partido de Bolsonaro, PL usa argumentos do ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao pedir cassação do deputado André Janones. Saiba mais

Published

on

Partido de Bolsonaro usa Moraes ao pedir cassação de Janones

O Partido Liberal (PL) usou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para embasar o pedido de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha” no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Moraes atua como relator de inquéritos que têm o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados dele na mira e é frequentemente alvo de críticas de bolsonaristas.

Protocolada na última terça-feira, 28, na mesa diretora da Câmara, a representação do PL utiliza um acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2021, que teve a relatoria de Moraes. O caso julgava a ex-vereadora de São Paulo Maria Helena Pereira Fontes (PSL), por prática de “rachadinha”.

Em seu voto no caso, o ministro do STF e do TSE qualificou “o esquema de rachadinha” como “uma clara e ostensiva modalidade de corrupção”. Outro trecho, em que Moraes define “rachadinha”, é utilizado pelo PL no pedido de cassação, com a afirmação de que “a reprovabilidade quanto aos fatos foi bem analisada” pelo ministro “em contexto rigorosamente similar”.

Advertisement

“No caso do deputado Janones, a colocação do ministro Alexandre de Moraes é de todo pertinente, vez que, categoricamente, o representado diz que irá superfaturar os salários de seus assessores com o objetivo de custear suas dívidas pessoais”, diz trecho do pedido do partido de Bolsonaro contra Janones. “Mediante desvio de valores.”

Partido de Bolsonaro, Moraes e suspeita de “rachadinha” de Janones

Justiça Janones Nikolas
André Janones é deputado federal pelo Avante de Minas Gerais; ex-assessores o acusam de comandar esquema conhecido como ‘rachadinha’ | Foto: Reprodução/Redes sociais

Cefas Luiz e Fabrício Ferreira, ex-assessores de Janones na Câmara, acusam o deputado de cobrar de funcionários de seu gabinete o repasse de parte dos salários recebidos. Cefas Luiz gravou um áudio em 5 de fevereiro de 2019, em uma reunião na qual Janones exigia que funcionários do seu gabinete na Câmara o ajudassem a pagar suas despesas pessoais.

A gravação foi revelada pelo site Metrópoles. De acordo com um trecho, o parlamentar afirma que seu patrimônio foi dilapidado durante campanha eleitoral (de 2016) e diz achar justo que as “pessoas participem da reconstrução disso”.

Em nota, Janones afirmou que suas declarações foram retiradas de contexto e negou a prática de “rachadinha”.

Advertisement

O pedido do PL pode ser enviado ao Conselho de Ética da Casa, que vai deliberar sobre a possível cassação de Janones. Se o conselho aprovar a punição, Janones poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement