conecte-se

Benefícios Sociais

Novo Governo Milei Afeta Dólar e Ações; Mercado Argentino em QUEDA!

Published

on

Novo Governo Milei Afeta Dólar e Ações; Mercado Argentino em QUEDA!

No dia 12 (terça-feira) o mercado financeiro reagiu às primeiras medidas econômicas anunciadas pelo governo do Flamante político argentino Javier Milei. Surpreendentemente, após um promissor início de dia, o principal índice da bolsa argentina, Merval, recuou e o Valor do dólar no país deu um salto.

Luis Caputo, o recém-nomeado ministro da Economia da Argentina, anunciou uma série de ações governamentais para estimular a economia. Houve um pico inicial de investimentos, entretanto, essa subida foi seguida por uma preocupante desvalorização dos papéis do país.

Advertisement

A mudança abrupta na euforia dos investidores veio como uma decepcionante reviravolta após um início de dia em alta. Por volta das 12h33, o índice Merval operava em queda de 2,44%, um declínio significativo em comparação com a alta de quase 7% registrada no início do pregão. A queda nos preços das ações da petrolífera estatal YPF contribuiu para o declínio geral.

Por que houve uma reviravolta no mercado financeiro?

O pessimismo no mercado parece ser uma resposta à visão de Caputo de que a situação econômica argentina deve piorar no curto prazo antes de melhorar. Também há inquietações devido à falta de informações detalhadas sobre o pacote econômico apelidado de “Plano Motosserra”. Por outro lado, a decisão de Milei de aumentar a taxa de câmbio oficial para 800 pesos por dólar na tentativa de estimular as exportações e dar mais transparência à situação das quase inexistentes reservas internacionais do país também contribuiu para o nervosismo do mercado.

Nesta quarta-feira, o dólar oficial argentino está disparando e os agentes econômicos parecem ter entendido bem essa parte do plano. Por volta das 12h35, o dólar oficial, medido pelo dólar BNA, era negociado a 820 pesos para venda e 780 pesos para compra, um aumento impressionante de 105% em relação ao fechamento do dia anterior. Além disso, o aumento também afetou as cotações paralelas do dólar, com o dólar blue e o dólar turista seguindo o rastro do dólar oficial e subindo 105%.

Advertisement

Nos próximos dias, o mundo estará observando de perto a situação na Argentina para discernir as verdadeiras implicações dessas ações econômicas abruptas e esperamos que esta análise possa servir como um recurso útil para se manter atualizado com os principais acontecimentos.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement