conecte-se

Brasil em Pauta

Instituto emite alerta laranja de chuvas intensas

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de chuvas intensas; aviso vale para áreas do Centro-Oeste e do Norte. Saiba mais

Published

on

Instituto emite alerta laranja de chuvas intensas

O Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja em decorrência das chuvas intensas. Ativo desde a manhã deste domingo, 26, o aviso vale para áreas do Núcleo-Oeste e do Setentrião do país.

Conforme o Inmet, o alerta laranja — situação que representa transe — se dá por pretexto do amontoado de chuva previsto para determinada tira do Brasil. O recado, de conformidade com o instituto, seguirá ativo até as 10 horas desta segunda-feira, 27.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)”, informa o Inmet, em expedido. “Risco de galanteio de vontade elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Advertisement

Ou seja, há a possibilidade de o excesso de chuva provocar um novo apagão em secção do Brasil. Outrossim, mais enchentes podem ocorrer.

De conformidade com a meteorologia, o alerta laranja da vez para chuvas intensas abrange 12 regiões, que estão espalhadas por seis Estados: Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso:

  1. Ocidental do Tocantins;
  2. Nordeste mato-grossense;
  3. Insignificante Amazonas;
  4. Sudoeste paraense;
  5. Setentrião goiano;
  6. Noroeste goiano;
  7. Núcleo amazonense;
  8. Sudeste paraense;
  9. Setentrião amazonense;
  10. Sul amazonense;
  11. Sul de Roraima; e
  12. Setentrião mato-grossense.
alerta laranja de chuvas intensas - 27-11-2023

Instruções diante do alerta laranja de chuvas intensas

Diante de mais um alerta laranja por pretexto de chuvas intensas, o Inmet divulga três instruções à população que está nas áreas afetadas. Conforme o instituto, não se pode permanecer embaixo de árvores.

O órgão também pede para não se estacionar carros nas proximidades de torres de transmissão de vontade elétrica e de placas de publicidade. Por termo, orienta-se a desligar aparelhos elétricos — ou até mesmo todo o quadro de vontade — diante dos momentos de chuva e rajadas de vento.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement