conecte-se

Benefícios Sociais

INSS Libera Crédito EXTRA Para Aposentados, BPC e Pensionistas

Published

on

INSS Libera Crédito EXTRA Para Aposentados, BPC e Pensionistas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que uma parcela específica de seus segurados, composta por aposentados, pensionistas e quem está inscrito no BPC (Benefício de Prestação Continuada), está apta a receber crédito extra ainda este mês. Diante de um cenário em que muitos beneficiários não terão acesso ao 13º salário, a notícia caiu como uma luva e vem sendo recebida positivamente. Esta oportunidade foi oficializada depois de uma recente aprovação do STF (Supremo Tribunal Federal), que liberou o empréstimo consignado para os beneficiários do BPC. Pela regra, o teto máximo de juros para o consignado foi estabelecido em até 1,80% ao mês. Uma novidade expressiva não só para os inscritos no BPC, mas também para aposentados e pensionistas do INSS.

Empréstimo consignado para beneficiários do BPC: Como funciona?

O público composto pelos beneficiários do BPC não tem direito ao 13º salário, dada a natureza assistencial do benefício (diferente da natureza previdenciária de aposentadorias e pensões). Mesmo sendo pago pelo INSS, não há qualquer compromisso de potencializar o benefício, já que trata-se de uma renda complementar voltada para as populações mais pobres do país. Mesmo assim, o STF entendeu que a possibilidade de contratar empréstimo consignado deveria ser garantida também para esta parcela da população. Isto significa que, desde setembro deste ano, os beneficiários do BPC voltaram a ter acesso a esta alternativa de crédito. Contudo, é imprescindível frisar que, embora represente um incremento na renda de final de ano, tal medida implica uma dívida futura, uma vez que haverá desconto mensal do Valor contratado na quantia recebida. Para quem tem interesse nesta modalidade de crédito, confira como funcionam as condições:

Advertisement
  • Margem consignável (quanto pode ser descontado do pagamento por mês): 30% para pagar empréstimo e 5% para cartão de crédito;
  • Taxa de juros: no máximo 1,80% ao mês;
  • Prazo de pagamento: até 84 parcelas.

Consignado para aposentados e pensionistas do INSS: Como funciona?

Os aposentados e pensionistas do INSS, por sua vez, sempre puderam contar com a alternativa do crédito consignado. Este grupo, inclusive, já recebeu o 13º salário no primeiro semestre do ano, o que significa que tem a possibilidade de incrementar seu rendimento no final do ano comprometendo parte de suas entradas futuras ao reembolso do empréstimo. Para este grupo, as regras são ligeiramente diferentes. Confira:

  • Margem consignável: 35% destinados a empréstimo, 5% a cartão de crédito e 5% a cartão de benefício;
  • Taxa de juros: máximo de 1,80 ao mês.

Essas medidas anunciadas pelo INSS são tentativas de garantir um pouco de alívio financeiro a esses grupos durante a conjuntura econômica delicada resultante da pandemia de Covid-19. Assim, é fundamental que cada beneficiário analise suas condições financeiras antes de aderir a essas propostas, para evitar complicações futuras.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement