conecte-se

Benefícios Sociais

Ibovespa fecha em alta com avanço do Petróleo e reação ao Payroll

Published

on

Ibovespa fecha em alta com avanço do Petróleo e reação ao Payroll

O Ibovespa fechou em alta, finalizando a semana no azul, com investidores avaliando os dados de emprego dos Estados Unidos, que mostraram que o mercado de trabalho está mais forte do que o esperado nos Estados Unidos, o que vai contra a política contracionista do banco central americano e fragiliza a tese de cortes dos juros no curto prazo por lá. A criação de mais vagas de emprego também corrobora com a ideia de mercado ainda resiliente.

Segundo a análise Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital, o pregão dehoje começou em compasso de espera pelos dados do Payroll nos EUA, e após a divulgação dos dados que são de grande importância e podem influenciar a política monetária tanto do FED como a do COPOM que acontecem na próxima semana, o mercado passou por momentos de volatilidade, porém sem grandes destaques.

Advertisement

Em função dos dados, o mercado costuma “cair no boato e subir no fato ou subir no boato e cair no fato”, afinal é composto por pessoas, que muitas vezes deixam o emocional se sobrepor a razão. Nosso mercado continua e vai continuar muito atrativo para o investidor estrangeiro, e o fluxo de capital vindo de fora continua aumentando, o que faz com o que o dólar continue negociando em valores mais baixos, e não tenha força para subir.

Ainda com relação ao Payroll, os dados trouxeram um aumento na geração de emprego não agrícola, e como consequência, uma ligeira redução da taxa de desemprego. Com um maior número de pessoas trabalhando, o consumo pode aumentar e na esteira pressionar o FED no aumento ou manutenção da taxa de juros.

As maiores altas da bolsa de hoje foram impulsionadas pela retomada do movimento altista de curto prazo do petróleo. Com isso, temos PRIO3 e PETR4 em alta. Já a alta de PCAR3, muito provavelmente, reflete hoje a previsão de abrir mais 50 lojas nos próximos anos.

Advertisement

Na ponta contrária, tivemos MGLU3, BHIA3 e AZUL4 refletindo um repique de alta das curvas futuras de juros. Essa alta de juros me parece um movimento natural. Em um processo de ajustes da economia, o mercado precisa parar para pensar e respirar de tempos em tempos, não sobe em linha reta e com raras exceções também não desce em linha reta.

“Na minha visão, essa é a mesma justificativa para esse repique do dólar de hoje, que vem se desvalorizando muito nas últimas semanas frente a grande parte das moedas globais, Acredito que o dia não chegou a ter fortes emoções e parte de tudo o que está acontecendo vem sendo precificado aos poucos. O olhar já está voltado para 2024 e além”, explicou o analista.

Ibovespa. Foto: Reprodução, Agência Brasil

Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices

  • Ibovespa: 127.093,57 (+0,86%)
  • S&P 500: 4.602,93 (+0,38%)
  • Nasdaq: 14.403,97 (+0,45%)
  • Dow Jones: 36.247,74 (+0,36%)
  • Dólar: R$ 4,92 (+0,42%)
  • Euro: R$ 5,30 (+0,04%)

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement