conecte-se

Benefícios Sociais

Hora de investir na Bolsa? Ibovespa pode Alcançar Novo Recorde de 160 Mil Pontos

Published

on

Hora de investir na Bolsa? Ibovespa pode Alcançar Novo Recorde de 160 Mil Pontos

O mercado de ações brasileiro tem tido um final de ano auspicioso, não obstante, o principal índice do Brasil, o Ibovespa, tem atingido novas máximas históricas. Rumo ao cenário de diminuição na taxa de juros nos EUA, o Ibovespa embarcou no rali de dezembro e atingiu a marca histórica de 132.750 pontos – uma valorização de 23,4% ao longo do ano.

Com esse clima otimista em torno do índice, os analistas passaram a divulgar suas expectativas para o Ibovespa em 2024. A faixa esperada varia: os mais conservadores veem o índice atingindo cerca de 141.000 pontos, correspondendo a um acréscimo de 6,2% a partir do nível atual. Por outro lado, os mais entusiastas esperam um crescimento de até 20,5% em 2024, catapultando o Ibovespa para a quase inimaginável marca de 160.000 pontos.

Qual a projeção dos principais bancos para o Ibovespa?

Para termos uma ideia mais concreta, vejamos as estimativas dos bancos BB Investimentos, Itaú BBA e Santander:

Advertisement

BB Investimentos: Ibovespa a 141 mil pontos

Dentre os três, o BB Investimentos traça um cenário mais restritivo para o Ibovespa, prevendo um ponto de 141.000. Entretanto, em seu relatório, o banco indica que o índice tem potencial para oferecer um dos maiores ganhos dentre as classes de ativos em 2024. A avaliação é de que, mesmo com o ambiente internacional complexo e a desaceleração do crescimento, o índice brasileiro está em condições favoráveis graças à política monetária local e internacional. Porém, o BB Investimentos aconselha investidores a se manterem atentos às teses mais cíclicas.

Itaú BBA: Ibovespa a 145 mil pontos

O Itaú BBA está mais otimista. Em novembro, o banco projeta que o índice alcançará a marca dos 145.000 pontos, sugerindo um aumento de 9,2% em comparação ao nível atual. A projeção leva em consideração estimativas de corte na taxa básica de juros, a Selic, que pode vir a atingir um dígito. A redução da Selic, segundo o Itaú BBA, deverá impulsionar o lucro das empresas brasileiras, o que consequentemente aumentará o preço de suas ações.

Santander: Ibovespa a 160 mil pontos

O Santander é de longe o mais otimista. De acordo com o banco, desde que começou o ciclo de cortes na Selic, que em agosto mudou de 13,75% ao ano para 11,75%, o índice já cresceu 15%. “Mas ainda vemos espaço para uma recuperação mais robusta, com o Ibovespa batendo os 160.000 pontos até o fim de 2024”, afirma o relatório. O banco acredita que a economia dos EUA poderá sofrer uma aterrissagem suave o que levaria o Federal Reserve, banco central americano, a reduzir as taxas em meados de 2024.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading