conecte-se

Brasil em Pauta

‘Há censura no Brasil’, afirma Pondé, sobre decisão do STF

Em publicação no Twitter/X, o filósofo Luiz Felipe Pondé afirmou que o Poder Judiciário é responsável pela censura instaurada no país

Published

on

pondé STF imprensa

Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de S.Paulo, afirmou que há uma exprobação instalada no Brasil. Em publicação no Twitter/X, na quinta-feira 30, o filósofo disse que essa repressão se manifesta através do Poder Judiciário e teria a colaboração de intelectuais, jornalistas, acadêmicos e juristas.

A enunciação de Pondé ocorre na esteira da mais recente decisão do Supremo Tribunal Federalista (STF), que decidiu atribuir a veículos jornalísticos a responsabilidade por possíveis declarações de seus entrevistados. Estes últimos não poderão expor zero que impute falsos crimes a terceiros, segundo a leitura do ministro Alexandre de Moraes.

“Isso, sim, é ataque à democracia”, argumentou o filósofo.

Pra quem tiver alguma incerteza: sim há exprobação no Brasil. Ela atua de dentro do Estado de Recta pelas mãos do poder judiciário e tem as benções de muitos intelectuais, jornalistas, acadêmicos e juristas. Isso sim é “ataque a democracia”.

— Luiz Felipe Pondé (@lf_ponde) December 1, 2023

Advertisement

A tese de Moraes

A tese fixada pelo STF foi a seguinte:

“Na hipótese de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de delito a terceiro, a empresa jornalística somente poderá ser responsabilizada civilmente se:

  1. à idade da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação; e
  2. o veículo deixou de observar o responsabilidade de desvelo na verificação da verdade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios.”

Apesar da decisão, o STF alega que a exprobação prévia é proibida no país. Se permanecer comprovado que os veículos de mídia divulgaram “informações injuriosas, difamantes, caluniosas ou mentirosas”, o teor poderá ser removido por ordem judicial. Ou por outra, o parecer do Supremo abre a possibilidade de empresas de notícia terem de remunerar multas por pretexto de afirmações de entrevistados, por exemplo.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement