conecte-se

Brasil em Pauta

Governo do DF investiga denúncia de agressão a preso de 8 de janeiro

Published

on

Governo do DF investiga denúncia de agressão a preso de 8 de janeiro

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) está investigando supostas agressões contra Lucas Costa Brasileiro, um detento acusado de participação nos eventos de 8 de janeiro de 2023. Lucas foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em 6 de junho, que buscava recapturar os envolvidos no Ataque aos Três Poderes que estavam foragidos ou descumpriram medidas cautelares.

Conforme a Seape, Lucas alegou ter sofrido agressões durante a triagem na penitenciária. Após a denúncia, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser examinado. Simultaneamente aos exames do IML, a secretaria deu início a uma investigação para esclarecer os acontecimentos.

Advertisement

“A Seape destaca que todos os procedimentos institucionais no sistema penitenciário são realizados dentro da legalidade e não tolera qualquer desvio de conduta por parte de seus servidores”, afirmou o órgão em comunicado.

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), informou ao Estadão que está acompanhando a denúncia. “O sistema prisional deve respeitar a dignidade das pessoas para ser um espaço de ressocialização”, disse Félix.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Evandro Brasileiro, pai de Lucas, negou que seu filho tenha desrespeitado as medidas cautelares impostas pela Justiça, classificando a situação como “um absurdo” e expressando preocupação com a pressão exercida sobre o caso.

Advertisement



Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement