conecte-se

Brasil em Pauta

Estadão critica o ‘marco atemporal da insensatez’ de Lula

Estadão critica o ‘marco atemporal da insensatez’ de Lula. Saiba mais detalhes sobre o editorial na Revista Oeste

Published

on

Estadão critica o 'marco atemporal da insensatez' de Lula

Em editorial publicado nesta quarta-feira, 6, o jornal O Estado de S.Paulo criticou o “marco atemporal da insensatez” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O veículo disse que o debate que envolve o direito à propriedade de produtores agrícolas e a demarcação das terras indígenas já é “tenso” com o Supremo Tribunal Federal (STF) “legislando” e o Congresso “confrontando”. E que “só faltava mesmo um piromaníaco”. “Agora não falta mais”, disse o jornal sobre Lula. 

Lula foi cobrado durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28) a respeito de suas promessas de campanha sobre a defesa dos povos indígenas e seu veto a trechos do projeto de lei que fixa um marco temporal para demarcação das terras indígenas, que pode ser derrubado pelo Congresso.

Advertisement

Estadão diz que Lula usa eventos internacionais para “criminalizar o agronegócio”

lula estadão 2
“Querer que uma raposa tome conta do nosso galinheiro é acreditar demais” | Foto: Ricardo Stuckert/PR

 “A gente tem que se preparar para entender que ou construímos uma força democrática capaz de ganhar o Poder Legislativo, o Poder Executivo, e fazer a transformação que vocês querem, ou vamos ver acontecer o que aconteceu com o marco temporal”, disse Lula. “Querer que uma raposa tome conta do nosso galinheiro é acreditar demais”.

O jornal também criticou Lula por desabonar o Congresso enquanto se ampara nele para aprovar pautas relevantes, e por “usar fóruns públicos internacionais para confrontar grupos de interesse legítimos do seu país e criminalizar o agronegócio”.

Para o Estadão, Lula está se esforçando para “ampliar o confronto” em relação ao marco temporal. “A raposa presidencial costuma buscar os culpados de sempre – isto é, as ‘elites’”, disse o veículo. Lula também foi chamado de “raposa petista” que não consegue “cuidar do próprio galinheiro”.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement