conecte-se

Brasil em Pauta

Entenda o que fez prédio ser evacuado no litoral de SP

Cisalhamento significa cortar ou causar deformação em uma superfície. Isso acontece a partir de uma tensão provocada por uma carga maior de força. 

Published

on

entenda o que fez prédio ser evacuado no litoral de SP

Um prédio em Praia Grande, no litoral sul paulista, teve de ser evacuado às pressas na tarde desta terça-feira, 13. O motivo, segundo o Corpo de Bombeiros, foi um “cisalhamento de três pilares”. 

Cisalhamento significa cortar ou causar deformação em uma superfície. Isso acontece a partir de uma tensão provocada por uma carga maior de força. 

No caso do prédio de Praia Grande, três colunas estariam recebendo uma carga maior do que de fato aguentam. Nesse caso, houve um “cisalhamento de três pilares”. 

Advertisement

Pilastras danificadas em prédio evacuado de Praia Grande

Crédito: Reprodução/PG Mil Grau pic.twitter.com/bgybHItTyH

— #Santaportal (@Santaportal1) February 14, 2024

A construtora responsável pelo edifício já começou as obras emergenciais, com o escoramento das colunas. 

Advertisement

Os moradores do prédio de 23 andares tiveram de retirar todos os carros da garagem. As caixas-d’água foram esvaziadas para reduzir a pressão e aliviar o peso. 

“Nos próximos dias haverá novas vistorias para verificação de uma obra definitiva”, explicou o tenente Maxwell de Souza, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, ao canal de TV CNN Brasil. “Isso tudo será gerido pela Secretaria de Urbanismo do município de Praia Grande.”

Vídeos mostram o prédio inclinado

Nas imagens que foram compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o prédio inclinado para a frente, em direção à Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação. Até o momento, não há previsão de liberação do imóvel. 

Advertisement

Prédio com 133 apartamentos foi evacuado em Praia Grande, litoral de São Paulo,por causa do risco de desabamento. pic.twitter.com/ivvDP0YNK5

— ᒪᕮⅤϒ (@LevySallahK) February 14, 2024

A Defesa Civil, no entanto, descartou o risco de queda do prédio. “Ao longo das últimas horas, não houve novos abalos”, disse Maxwell. “Nenhum novo dano em outra estrutura, em outra coluna. Então, é uma situação segura.”

Em ação emergencial, a construtora responsável pelo prédio colocou várias estacas de ferro na garagem. Elas foram fixadas do chão ao teto, para auxiliar na sustentação do edifício.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement