Connect with us

Brasil em Pauta

Deputado Átila Lira lidera aprovação da extinção do DPVAT na Câmara dos Deputados

A medida, proposta pelo deputado Átila Lira (PP-PI), foi um dos pontos centrais do projeto de lei que integra o pacote fiscal do governo federal e gerou intensos debates no plenário

Published

on

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), a extinção do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). A medida, proposta pelo deputado Átila Lira (PP-PI), foi um dos pontos centrais do projeto de lei que integra o pacote fiscal do governo federal e gerou intensos debates no plenário.

O deputado Átila Lira destacou o esforço para alcançar um consenso sobre o texto. “Quero parabenizar o parlamento, agradecer o diálogo que tivemos com as lideranças partidárias e o Ministério da Fazenda, onde buscamos encontrar um texto de consenso. Mostramos que o parlamento cumpre seu papel em relação à responsabilidade fiscal e ao corte de gastos. Essa era uma demanda da economia, do mercado e, principalmente, da sociedade”, afirmou o relator durante a sessão.

A proposta de extinção do DPVAT, que inicialmente enfrentou resistência e chegou a ser retirada do texto original, foi reinserida por meio de uma emenda articulada entre líderes partidários. A emenda foi aprovada com ampla maioria, somando 444 votos favoráveis e apenas 16 contrários, selando o fim do seguro que indenizava vítimas de acidentes de trânsito.

Ajustes no projeto

O projeto de lei, que também estabelece novos mecanismos para contenção de gastos públicos, traz como destaque a possibilidade de bloqueio de até 15% das emendas parlamentares não impositivas — aquelas que não têm execução obrigatória.

Outro ponto discutido foi a retirada de trechos que permitiam ao governo conceder e prorrogar créditos tributários limitados, medida inicialmente prevista como forma de compensação para déficits fiscais, mas que acabou sendo descartada na versão final do texto.

A aprovação marca um passo importante no avanço do pacote fiscal do governo e reforça o protagonismo do deputado Átila Lira na articulação parlamentar em torno de temas relevantes para a economia do país.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Brasil em Pauta

Senado aprova projeto que restringe uso de celulares em salas de aula de todo o país

A medida tem como objetivo resgatar a atenção dos estudantes e fortalecer o ambiente pedagógico

Published

on

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (18), em votação simbólica, o Projeto de Lei 104/2015, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, especialmente celulares, durante as aulas em escolas públicas e privadas de ensino infantil e médio. A medida tem como objetivo resgatar a atenção dos estudantes e fortalecer o ambiente pedagógico.

A proposta, que já havia recebido sinal verde da Câmara dos Deputados na semana passada, tramitou rapidamente no Senado, sendo analisada diretamente no plenário após passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Agora, o texto segue para sanção presidencial e poderá entrar em vigor no ano letivo de 2025.

O relator do projeto, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou que a nova regra não prevê punições, mas estabelece uma política pública voltada à educação. “Entre o início e o fim do período de aula, o uso de celular está proibido, salvo em casos de necessidade, como questões de saúde. A regra é que o aparelho permaneça desligado ou mutado na mochila ou em espaço definido pelo estabelecimento. O objetivo é resgatar a atenção dos alunos e fortalecer o aprendizado”, explicou o parlamentar.

A proposta foi inspirada em legislações de países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda, que já restringem o uso de celulares em escolas.

Emendas e debates

Apesar de ter sido aprovado por unanimidade, o projeto gerou debates no Senado e recebeu duas emendas. O senador Rogério Marinho (PL-RN) sugeriu limitar a restrição ao ensino infantil e fundamental, alegando que a medida deveria ser implementada de forma gradual. No entanto, a emenda foi rejeitada.

Outra emenda, proposta pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), previa a instalação de câmeras de monitoramento nas salas de aula. Após os debates, o parlamentar decidiu retirar a sugestão e anunciou que reapresentará a ideia como um projeto de lei separado.

Com a aprovação do Congresso, o projeto avança para sanção presidencial, marcando um passo importante na busca por melhorias na qualidade do ensino brasileiro.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading

Brasil em Pauta

Secretaria Estadual de Fazenda do RJ divulga calendário do IPVA 2025; pagamento pode ser parcelado em até 3 vezes

O tributo poderá ser quitado em parcela única, com desconto de 3% para pagamento integral no primeiro mês, ou dividido em até três parcelas mensais.

Published

on

A Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (19) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O tributo poderá ser quitado em parcela única, com desconto de 3% para pagamento integral no primeiro mês, ou dividido em até três parcelas mensais.

As datas de vencimento variam de acordo com o final da placa do veículo. Confira o cronograma:

Vencimentos do IPVA 2025

1ª parcela ou parcela única:

  • Final de placa 0: 21 de janeiro
  • Final de placa 1: 22 de janeiro
  • Final de placa 2: 23 de janeiro
  • Final de placa 3: 24 de janeiro
  • Final de placa 4: 27 de janeiro
  • Final de placa 5: 28 de janeiro
  • Final de placa 6: 29 de janeiro
  • Final de placa 7: 30 de janeiro
  • Final de placa 8: 31 de janeiro
  • Final de placa 9: 3 de fevereiro

2ª parcela:

  • Final de placa 0: 20 de fevereiro
  • Final de placa 1: 21 de fevereiro
  • Final de placa 2: 24 de fevereiro
  • Final de placa 3: 25 de fevereiro
  • Final de placa 4: 26 de fevereiro
  • Final de placa 5: 27 de fevereiro
  • Final de placa 6: 6 de março
  • Final de placa 7: 11 de março
  • Final de placa 8: 12 de março
  • Final de placa 9: 13 de março

3ª parcela:

  • Final de placa 0: 24 de março
  • Final de placa 1: 26 de março
  • Final de placa 2: 27 de março
  • Final de placa 3: 28 de março
  • Final de placa 4: 31 de março
  • Final de placa 5: 1º de abril
  • Final de placa 6: 7 de abril
  • Final de placa 7: 11 de abril
  • Final de placa 8: 14 de abril
  • Final de placa 9: 15 de abril

Alíquotas e cálculo do IPVA

Os valores do IPVA são calculados com base no valor venal do veículo, de acordo com as alíquotas estabelecidas:

  • 4% para automóveis flex.
  • 2% para motocicletas.
  • 1,5% para veículos movidos a GNV.
  • 0,5% para carros exclusivamente elétricos.

Os proprietários devem acessar o site da Secretaria Estadual de Fazenda para emitir as guias de pagamento e verificar os valores específicos para cada veículo.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading

Brasil em Pauta

Perseguição e tiroteio terminam com queda de dois suspeitos de viaduto

Segundo a Polícia Militar, os homens se jogaram do viaduto ao tentarem fugir. Outros dois integrantes do grupo foram detidos, incluindo um adolescente de 15 anos

Published

on

Uma perseguição policial seguida de troca de tiros resultou na queda de dois suspeitos de um viaduto próximo ao Túnel Noel Rosa, na Zona Norte do Rio de Janeiro, durante a madrugada desta quinta-feira (19). Segundo a Polícia Militar, os homens se jogaram do viaduto ao tentarem fugir. Outros dois integrantes do grupo foram detidos, incluindo um adolescente de 15 anos.

A ação começou após agentes da 6ª UPP/3º BPM – UPP São João receberem denúncias de que suspeitos em um veículo estariam realizando roubos no bairro Méier. Os policiais localizaram o carro na entrada do túnel, mas os criminosos fugiram na contramão ao serem abordados.

Durante a tentativa de fuga, o veículo foi jogado contra um dos policiais, que conseguiu se proteger. Em seguida, os quatro suspeitos desembarcaram, todos portando réplicas de pistolas. Houve troca de tiros, e o carro foi atingido por disparos.

Na tentativa de escapar a pé, Lucas de Lima de Oliveira, 28 anos, e Jhonatan Soares Tomaz, 22, pularam do viaduto. Na queda, Lucas quebrou uma perna, enquanto Jhonatan sofreu ferimentos graves. Ambos, que usavam tornozeleiras eletrônicas, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital Municipal Salgado Filho. Jhonatan está internado em estado grave, enquanto Lucas permanece estável e sob observação médica.

Os outros dois suspeitos, o adolescente e Derik Felipe Cruz Pimenta, 21 anos, foram encaminhados à 25ª DP (Engenho Novo), onde o caso foi registrado.

Pelo menos quatro vítimas reconheceram o grupo como responsável por assaltos na região. Os suspeitos, ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e oriundos da Comunidade do Rato Molhado, no Sampaio, foram autuados por roubo.

A operação resultou na apreensão de um carro, 12 celulares, duas armas falsas, duas bolsas e uma carteira roubada. A Polícia Civil segue investigando o caso.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading

Brasil em Pauta

Homem é preso suspeito de matar companheira e jogar corpo no Rio Guandu em Itaguaí

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 3 de dezembro, na casa do casal, localizada no bairro Amendoeira, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Published

on

A Polícia Civil prendeu, no final da tarde desta quarta-feira (18), Maciel da Silva, acusado de matar a companheira Cristiani Valentin, de 42 anos, e ocultar o corpo no Rio Guandu, com uma pedra amarrada às pernas.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 3 de dezembro, na casa do casal, localizada no bairro Amendoeira, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A enfermeira foi morta a facadas após uma discussão. Inicialmente, Cristiani foi considerada desaparecida, e familiares chegaram a organizar uma campanha nas redes sociais em busca de informações sobre seu paradeiro.

O corpo da vítima foi encontrado 14 dias depois, na última terça-feira (17), no Rio Guandu. Segundo a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), as evidências já apontavam para a autoria de Maciel. Ele foi detido em frente à casa de sua irmã, no bairro Teixeiras, também em Itaguaí. O suspeito responderá pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver.

Nas redes sociais, a filha de Cristiani lamentou o ocorrido: “Esse desgraçado acabou com a minha mãe. Ela sempre fez tudo por ele. Minha mãe não merecia isso! Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém”.

O caso segue sob investigação da DHBF.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading

Brasil em Pauta

Polícia Federal cumpre mandados de busca contra assessores de deputados em operação que investiga desvio de recursos públicos

As ações ocorreram no Rio de Janeiro, no Tocantins e no Distrito Federal.

Published

on

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em endereços ligados a assessores dos deputados Carlos Jordy (PL) e Sóstenes Cavalcante (PL). As ações ocorreram no Rio de Janeiro, no Tocantins e no Distrito Federal.

A Operação “Rent a Car” tem como objetivo apurar crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. De acordo com a PF, as investigações apontam para um esquema criminoso envolvendo agentes públicos e empresários, que teriam desviado recursos públicos provenientes de cotas parlamentares por meio de acordos ilícitos entre os setores público e privado.

O nome da operação faz referência à prática identificada pelos investigadores: o uso de uma empresa de locação de veículos para simular contratos de prestação de serviços e, assim, justificar o desvio de recursos.

O deputado Sóstenes Cavalcante anunciou que se pronunciará sobre o caso em uma coletiva de imprensa às 12h30, na Câmara dos Deputados. A reportagem ainda não obteve resposta da defesa do deputado Carlos Jordy, mas o espaço permanece aberto para manifestações.


Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading