conecte-se

Brasil em Pauta

Deputada pede convocação de ministro dos Direitos Humanos

Fique informado com as últimas notícias sobre política, economia, cultura e esportes no Brasil e no mundo. Brasil em Pauta Notícias oferece análises aprofundadas e atualizações constantes

Published

on

Dama Tráfico

A deputada federalista Rosangela Moro (União Brasil-PR) apresentou, nesta quinta-feira, 16, um requerimento para convocar o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, à Percentagem de Resguardo das Pessoas com Deficiência.

A parlamentar se baseou na informação de que a pasta custeou as passagens e a estadia de Luciane Barbosa Farias, conhecida uma vez que “Mulher do Tráfico”, para participar do Encontro de Comitês e Mecanismos de 2023, evento do MDH, nos dias 6 e 7 de novembro.

O valor das passagens e da estadia, segundo o jornal Folha de São Paulo, foi de R$6 milénio. Porquê mostrou Oeste, o governo do Amazonas informou que a “Mulher do Tráfico” não tinha “legitimidade” para participar do encontro, pois seu nome foi somente indicado para membro do comitê e ainda não foi validado.

Advertisement

No requerimento, a deputada questionou o uso de verbas em detrimento de investimentos de políticas públicas destinadas as pessoas com deficiência, que, segundo Rosangela, em um ano de gestão, pouco tem sido implementado e desenvolvido pelo governo na
extensão.

O termo “Mulher do Tráfico” surgiu depois que uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo revelou que Luciene — casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no Estado — se encontrou duas vezes com assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, e com Érica Meireles, coordenadora de gabinete da Secretaria Pátrio de Promoção e Resguardo dos Direitos Humanos, do MDH, neste ano.

Marido de Luciane, “Tio Patinhas” está recluso desde dezembro de 2022. Os encontros com integrantes do MJ ocorreram em março e em maio. Já a reunião com Érica aconteceu em maio.

Advertisement

Conforme a Folha, Luciene foi condenada a dez anos de prisão em 8 de outubro deste ano, portanto, depois do encontro com os assessores de Dino e antes de participar do evento no MDH.

A Justiça absolveu ela do violação de financiar ou custear o tráfico de drogas, mas condenou por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de moeda. Foi oferecido a ela o recta de recorrer em liberdade.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading