conecte-se

Brasil em Pauta

Comissão Mista de Orçamento aprova Plano Plurianual

A CMO aprovou, nesta terça-feira, 5, o relatório final do Plano Plurianual. O texto agora segue para apreciação do Congresso Nacional

Published

on

Comissão Mista de Orçamento aprova Plano Plurianual

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira, 5, o relatório final do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O texto agora segue para apreciação no plenário do Congresso.

Relatado pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), o projeto foi aprovado em votação simbólica, com posição contrária apenas da deputada Adriana Ventura (Novo-SP). O relatório prevê um montante de R$ 13,3 trilhões, que serão distribuídos em programas nos eixos social, econômico e institucional.

Reunião Deliberativa Ordinária para votação do relatório do Plano Plurianual, do deputado Bohn Gass (PT – RS) | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No documento, o relator acatou algumas emendas apresentadas pelos parlamentares. Das 284, foram rejeitadas 110 e 13 inadmitidas. A maioria dos temas apresentados referiu-se a novos investimentos.

Bohn Gass decidiu incluir no plano alguns temas bastante demandados pelos parlamentares, como proteção, resgate e recuperação de animais domésticos; produção de semicondutores; ampliação de recursos para a Embrapa; e inserção da pecuária familiar dentro das políticas do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Advertisement

Além disso, o relator também incluiu no parecer a expansão do ensino superior em regiões onde não haja universidade pública federal.

Segundo Bohn Gass, o plano garantirá transparência sobre o que está sendo efetivamente executado nos projetos.

“Esse PPA terá indicadores-chaves”, destacou o deputado. “Não adianta apresenta uma ideia, conhecida como peça de ficção, se não tem indicadores a serem cumpridos em cada uma das áreas. O PPA vai ter uma análise anual, que será a avaliação e o monitoramento, até todo dia 30 de setembro. Até essa data, o governo vai enviar à CMO o que está de fato sendo efetivamente executado nos projetos. Para justamente não virar peça ficcional.”

Advertisement

O plano é de autoria do Poder Executivo e contou com a participação popular, por meio de audiências, levantamentos virtuais e sugestões de prioridades.

A aprovação faz parte de um pacote importante de medidas econômicas para o governo federal. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) também compõe o tripé orçamentário do governo. 

Segundo Bohn Gass, essas duas diretrizes também devem ser votadas pela comissão ainda nesta quinta-feira, 7.

Advertisement

Todas as medidas orçamentárias que definem os gastos para 2024 devem ser aprovadas pelo Congresso antes do encerramento do ano legislativo.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement