conecte-se

Brasil em Pauta

Bolsonaro: Ramagem é o pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio

A decisão saiu depois de um impasse que envolvia o nome do ex-candidato à Vice-Presidência da República na chapa com Bolsonaro, general Braga Netto, e o senador Carlos Portinho. A indicação foi confirmada por Bolsonaro: “A princípio, o Ramagem é o nosso pré-candidato”.

Published

on

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que ocupa a presidência de honra do Partido Liberal (PL), e o presidente Nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, bateram o martelo: Alexandre Ramagem é o pré-candidato da direita à Prefeitura do Rio de Janeiro.

A decisão saiu depois de um impasse que envolvia o nome do ex-candidato à Vice-Presidência da República na chapa com Bolsonaro, general Braga Netto, e o senador Carlos Portinho. A indicação foi confirmada por Bolsonaro: “A princípio, o Ramagem é o nosso pré-candidato”.

Deputado Alexandre Ramagem e Jair Bolsonaro

O deputado Delegado Ramagem sempre esteve entre as opções do partido. Porém, o principal nome era o do general Braga Netto, bastante conhecido na política da capital fluminense, mas que resistia em assumir a missão. Na corrida interna do partido, havia também Portinho, que sempre demonstrou interesse em concorrer ao cargo executivo.

O jogo político virou na terça-feira 1º, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Braga Netto inelegível pela comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2022. Isso excluiu o militar da escolha de Bolsonaro e Valdemar para as eleições municipais do ano que vem pelo Rio de Janeiro.

Advertisement

Tão logo saiu a decisão do TSE, o PL pediu a Ramagem que intensifique os estudos sobre as finanças do Rio de Janeiro e comece o trabalho junto às lideranças conservadoras da capital fluminense, a fim de se tornar mais conhecido do eleitor de direita da cidade para enfrentar o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), nas urnas em 2024.

Ramagem é deputado e ex-diretor da Abin

O pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio tem 51 anos, foi delegado da Policial Federal e está em seu primeiro mandato como deputado. Ele foi eleito ao cargo legislativo, pelo Estado do Rio de Janeiro, com 59.170 votos.

Ramagem ocupou a direção da Agência Brasileira de Investigação, a Abin, durante todo o governo Bolsonaro, de 2019 a 2022.

Advertisement

Embora seja natural de Campinas, em São Paulo, Ramagem tem uma história com o Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, foi dele a Operação Cadeia Velha, que desmontou um esquema criminoso que gerou um prejuízo de R$ 183 bilhões ao Estado do Rio.

deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e deputado estadual Alan Lopes (PL-RJ)

O deputado estadual Alan Lopes (PL), presidente da Comissão de Educação da Alerj, comemorou a indicação do seu partido.

“O povo está cansado de apostar em nomes da velha política”, disse o parlamentar. “Ramagem não tem vício nem comprometimento com grupos políticos. Vai poder governar bem a cidade, indicando os melhores nomes para cada pasta. Vai trazer sua larga experiência em segurança pública pra colocar ordem no Rio.”

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading