conecte-se

Brasil em Pauta

A vitoriosa carreira do ‘Velho Lobo’ Zagallo

Um dos maiores ícones do futebol brasileiro, Zagallo ajudou o Brasil a vencer a Copa de 1958. Clique aqui para saber mais

Published

on

A vitoriosa carreira do 'Velho Lobo' Zagallo

Nesta sexta-feira, 5, o mundo do futebol perdeu um de seus maiores ícones. Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e técnico, morreu aos 92 anos. A triste notícia foi confirmada pela família do tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, que divulgou uma nota em suas redes sociais.

Zagallo, que comemorou seu 92º aniversário em 9 de agosto do ano passado, teve uma carreira brilhante tanto como jogador quanto como técnico. Como jogador, ele defendeu as cores do América-RJ, Flamengo e Botafogo. Como técnico, conquistou títulos pelo Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco. Ele também esteve ao lado de Pelé na Suécia em 1958, durante a primeira vitória brasileira em uma Copa do Mundo.

Nascido em 9 de agosto de 1931, no município alagoano de Atalaia, Zagallo teve o futebol presente em sua vida desde cedo. Ele estava no Estádio do Maracanã no final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil – na época, ele trabalhava na segurança do estádio.

Advertisement

Zagallo começou sua carreira como jogador em 1948, aos 17 anos, no América, um time carioca. Depois, ele jogou por dois outros times do Rio de Janeiro: Flamengo e Botafogo.

Ele ostentou o brasão da Seleção Brasileira na histórica Copa do Mundo de 1958, a primeira das cinco vitórias do Brasil na competição. Zagallo entrou em campo ao lado de Pelé. Na Copa de 1962, ele já vestia a camisa do Botafogo. Ao todo, foram 33 partidas pela Seleção entre os anos de 1958 e 1964.

Conhecido por seu grande entendimento técnico da dinâmica do campo, Zagallo jogava como ala esquerda e atacante. Durante os jogos, era comum vê-lo correr para atacar o adversário em áreas mais profundas do campo.

Advertisement

Sua primeira vitória como técnico em uma Copa do Mundo aconteceu na edição de 1970. Em 1994, atuou como assistente técnico. Zagallo foi o primeiro na história do futebol a vencer uma Copa do Mundo primeiro como jogador e, depois, como técnico.

Zagallo nasceu em uma família de origem libanesa. Em 1955, casou-se com Alcina de Castro, na tradicional Igreja dos Capuchinhos, no Rio de Janeiro. O casal permaneceu junto até a morte de Alcina, em 5 de novembro de 2012. Eles tiveram quatro filhos.

Zagallo deixará saudades, mas seu legado no futebol brasileiro e mundial será eternamente lembrado. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento difícil.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading