Brasil em Pauta

Influência de Bolsonaro supera a de Lula em 9 capitais; petista fica à frente apenas em 3

Published

on

A primeira rodada de pesquisas realizadas pela Quaest, após o início da campanha eleitoral de 2024, aponta que a influência de Jair Bolsonaro (PL) é maior que a de Lula (PT) em 9 das 21 capitais brasileiras pesquisadas. As capitais onde Bolsonaro se sobressai são Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco e Rio de Janeiro.

Lula, por outro lado, tem um influência um pouco superior —em maior ou média escala— em três capitais: Recife, Fortaleza e Salvador. Em outras nove capitais, a disputa é acirrada, com um empate técnico entre os dois líderes: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre.

Advertisement

A pesquisa também mostra que a força de Bolsonaro segue um padrão similar ao das eleições de 2022, quando ele venceu Lula em várias capitais, embora Lula tenha conquistado uma vitória significativa em São Paulo, crucial para a sua consolidação geral. Nas regiões do interior dos estados, especialmente no Nordeste, a situação tende a ser mais favorável para Lula.

Quando perguntados se votariam em um candidato desconhecido apoiado por Lula ou Bolsonaro, os eleitores das capitais demonstraram variação: o apoio a um desconhecido indicado por Lula vai de 15% em Boa Vista a 35% em Recife, enquanto o apoio a um indicado por Bolsonaro varia de 14% em Salvador a 42% em Boa Vista.

Por região, a influência de Bolsonaro é maior no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, e em duas das três capitais do Sul (Curitiba e Florianópolis). No Centro-Oeste, Bolsonaro lidera em Cuiabá e Campo Grande.

Advertisement

Já no Nordeste, Lula tem ampla vantagem em Salvador e Recife, enquanto em Maceió, Bolsonaro aparece à frente. No Norte, Bolsonaro lidera em Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista.

Advertisement

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Sair da versão mobile