Educação

União conquista Selo Ouro no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Prefeitura de União, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o Selo Ouro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo governo federal.

Published

on

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o Selo Ouro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo governo federal. A conquista foi alcançada devido à adesão do município ao programa Alfabetização na Idade Certa e representa uma aprovação destacada em diversos indicadores relacionados ao ensino e à aprendizagem. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (22).

Entre os critérios avaliados no programa estão a formação continuada de professores e o monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Essas iniciativas permitem ajustes e aprimoramento constante das metodologias pedagógicas aplicadas em sala de aula. Além disso, o município investiu em infraestrutura educacional, com a construção, reforma e ampliação de escolas, e na convocação de novos professores.

A secretária municipal de Educação, Francisca Castro, destacou a importância da gestão integrada e da participação familiar para o sucesso da educação no município. Segundo ela, “tudo isso é resultado de uma gestão com compromisso, professores e gestores qualificados e acompanhamento da família”.

O reconhecimento também reflete o esforço da administração municipal em priorizar a educação como base para um futuro de oportunidades, alinhando-se às diretrizes do prefeito Gustavo Medeiros.

Sobre o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O programa tem como objetivo assegurar que crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de focar na recuperação das aprendizagens de alunos dos anos iniciais afetados pela pandemia.

Entre os princípios do programa estão a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre entes federativos; e o fortalecimento de formas de cooperação entre estados e municípios.

As metas incluem a alfabetização na idade certa, recomposição da alfabetização nos anos iniciais, monitoramento de resultados, apoio técnico e financeiro às escolas, distribuição de materiais pedagógicos e didáticos, além de oferta de estratégias formativas e sistemas de avaliação para professores e estudantes.

A gestão municipal de União parabeniza todos os professores e educadores pelo empenho que culminou nessa importante conquista.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Em alta

Sair da versão mobile