Assistência Social

Previdência Privada: descubra qual Tributação é a Melhor para Você!

Publicado

em

Muitos brasileiros que investem em previdência privada têm a opção de escolher qual será o regime de tributação adotado em sua modalidade de investimento e podem mudar entre o modelo progressivo ou regressivo em qualquer momento até o primeiro resgate. No entanto, especialistas aconselham que essa escolha apenas ocorra no momento do primeiro resgate.

Entendendo a tributação regressiva

Neste modelo, a taxa do Imposto de Renda (IR) diminui à medida que o tempo de contribuição aumenta. Se houver um saque em menos de dois anos de investimento, incide a alíquota máxima de 35%. A cada dois anos, essa taxa cai em cinco pontos percentuais, chegando ao mínimo de 10% após uma década de investimento. Portanto, essa modalidade se mostra vantajosa para aqueles que pretendem deixar o dinheiro aplicado por um longo período.

Advertisement

Conhecendo a tributação progressiva

No regime progessivo, o Valor do Imposto de Renda é proporcional ao Valor do benefício recebido na aposentadoria – quanto maior o benefício, maior a alíquota de IR cobrada. A tributação segue a tabela de IR da pessoa física, sendo indicada para quem terá uma renda mensal menor que R$ 2.826,65, considerando a soma de todos os ganhos (como salário, aluguéis, previdência privada e INSS).

Dicas para escolher o regime de tributação ideal

Para uma escolha mais acertada, o investidor deve considerar fatores como renda, idade, despesas dedutíveis do IR e o tempo de contribuição. Na maioria dos casos, se o resgate for planejado para ocorrer após dez anos de investimento, o modelo de tributação regressivo pode ser a melhor opção.

No entanto, não se deve desconsiderar as taxas administrativas cobradas pelos planos de previdência, que podem influenciar no lucro final. Ferramentas de simulação oferecidas por bancos e seguradoras também podem ajudar a visualizar qual seria a melhor opção, permitindo que o investidor escolha o quanto deseja contribuir ou quanto deseja receber no futuro.

Advertisement

A escolha de um regime de tributação de previdência privada deve ser feita com cuidado e embasada em uma análise cuidadosa das condições pessoais de cada investidor.  

Advertisement

Deixe um comentárioCancelar resposta

Destaques

Sair da versão mobile