Connect with us

Educação

Gustavo Medeiros inaugura ampliação e reforma da Escola Municipal Maria de Lourdes Miranda Craveiro

A entrega da obra representa um avanço significativo para a educação local, com melhorias que prometem transformar a rotina de professores e alunos, proporcionando mais conforto e qualidade no ensino.

Published

on

Nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, foi inaugurada pelo Prefeito Gustavo Medeiros, ao lado da Secretária de Educação Francisca da Luz Castro Melo, a ampliação e reforma da Escola Municipal Maria de Lourdes Miranda Craveiro, no bairro Cruzeiro, em União. A entrega da obra representa um avanço significativo para a educação local, com melhorias que prometem transformar a rotina de professores e alunos, proporcionando mais conforto e qualidade no ensino.

Estrutura modernizada

As obras contemplaram a construção de novas áreas, incluindo:

  • Refeitório e cozinha para maior comodidade na alimentação dos estudantes;
  • Depósito para armazenamento de materiais escolares;
  • Dois banheiros masculinos e dois femininos, além de dois banheiros adaptados para acessibilidade;
  • Uma nova sala de aula;
  • Um moderno laboratório de informática;
  • Bicicletário para incentivar o uso de transporte sustentável pelos alunos.

Equipamentos e materiais atualizados

Para garantir um ambiente funcional e tecnológico, foram instalados:

  • 13 aparelhos de ar-condicionado e 4 ventiladores para climatizar as salas;
  • Equipamentos pedagógicos, como 1 datashow, 1 computador, e 1 tela de projeção;
  • 90 conjuntos de carteiras e 22 conjuntos de mesas redondas;
  • 10 quadros acrílicos;
  • 1 fogão de quatro bocas para a cozinha escolar.

Abastecimento de água garantido

Um poço tubular de 80 metros de profundidade foi perfurado, com uma base de concreto de 7 metros, reservatório de 5 mil litros e bomba submersa de 1 CV, assegurando água de qualidade para a escola.

Estiveream presentes na solenidade o ex-Prefeito Dr. Edmilson Mota, o Próximo Vice-prefeito Dr. Neerias Cavalcante os vereadores Junior Viana, Ramundo Moraes, Karine Rocha, Gilson Medeiros e Junior Mota. Os secretários de Agricultura, Desenvolvimento e de Esporte José Wilson, Lauro Nery e Célio Marinho respectivamente.

O evento contou ainda com a presença de familiares da homenageada Prof.ª Maria de Lourdes, de professores da rede municipal de ensino, de pais, mães, alunos e outros membros comunidade escolar.

Palavra do Prefeito

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Gustavo Medeiros destacou a importância do investimento para a comunidade. “Manstrando que esta obra é fruto de muito trabalho e comprometimento com a educação de União, com o ojetivo que os alunos tenham um ambiente digno e propício para aprender e crescer.

Gustavo também enfatizou a importância da homenagiada para a educação de União, fortalecida pela presença de familiares. “União teve esse privilégio de ser aluno da dona Maria de Lourdes Caveiro, mas claro, como criança, como jovem, como adulto, todos nós de União, e eu também, presenciamos o exemplo de dedicação que foi a grande educadora dona Maria de Lourdes, que casou com o primo legítimo do meu avô Antônio Medeiros. Eu também queria ressaltar como é importante a presença da família de um homenageado no dia -a -dia da escola“, declarou o Prefeito.

Confira o discurso do Prefeito Gustavo Medeiros

A nova estrutura da escola representa um marco na educação municipal e reafirma o compromisso da gestão em oferecer oportunidades para um futuro melhor aos jovens de União.

Bolsa Família

Bolsa Família e Pé-de-Meia: SEMED inicia atualização nesta segunda(31), saiba mais informações

Published

on

Em um esforço para fortalecer a integração entre educação e programas sociais, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema Presença, uma ferramenta inovadora voltada para monitorar a frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família. Essa iniciativa visa garantir o cumprimento das condicionalidades educacionais, promovendo a inclusão social e assegurando a continuidade do apoio financeiro às famílias.

A Secretaria de Educação de União, Piauí (SEMED) anunciou o início da atualização dos dados cadastrais no Sistema Presença e solicita que os responsáveis compareçam à secretaria para realizar a atualização dos dados de seus filhos.

Transferências e Inclusão de Dados de Frequência no Sistema Presença

Período: 31/03 a 04/04/2025.
Local: Auditório da SEMED na Rua 13 de Maio, S/N, Bairro São João (Prédio Luís Carlos Boavista do Rêgo Monteiro).
Horário: 08:00 às 14:00h.

Público Alvo do Sistema Presença

Estudantes de escolas públicas, filantrópicas e privadas beneficiários do Programa Bolsa Família que estão matriculados na Educação Básica do 1° ao 9° Ano e do Ensino Médio, além daqueles que recebem ou poderão receber o benefício do Programa Pé-de-Meia.

Documentação Necessária

  • Declaração da escola contendo série e NIS do estudante;
  • NIS do Responsável.

Importância do Sistema Presença

O Sistema Presença é uma plataforma digital que permite o monitoramento da presença escolar de alunos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. Sua principal função é facilitar o registro e acompanhamento da frequência escolar, garantindo uma gestão mais eficaz das condicionalidades educacionais exigidas pelo programa. Entre seus benefícios, destacam-se:

  • Promoção da inclusão educacional ao monitorar a frequência dos alunos em tempo real;
  • Assegurar o cumprimento das condicionalidades, que são essenciais para a manutenção do benefício;
  • Integração entre educação e assistência social, melhorando a qualidade do ensino e incentivando a permanência dos estudantes nas escolas.

A SEMED reforça a importância da atualização cadastral e convida os responsáveis a comparecerem ao auditório dentro do período estabelecido para garantir a regularização dos dados e a continuidade dos benefícios.

Continue Reading

Educação

Esporte e Cidadania: Projetos “Templários” e “Semeando Cidadania” Realizam Evento Esportivo em União, PI

Published

on

Na manhã desta sexta-feira (15/03), o Residencial Santa Helena, em União, PI, foi palco de um grande evento esportivo promovido pelo Projeto Templários, da Associação dos Moradores do Residencial Santa Helena e Adjacências, e pelo Projeto Semeando Cidadania, de Lagoa Alegre. O evento reuniu jovens atletas das categorias sub-11 e sub-13 para dois jogos de futebol society, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã.

Video:

Os projetos, além de ensinar os fundamentos do futebol, têm como pilares a transmissão de valores como honestidade, respeito, tolerância, equidade, inclusão, justiça e cooperação. O Projeto Templários nasceu dentro do Residencial Santa Helena e está em fase inicial, buscando apoio para expandir suas atividades para outros bairros e a zona rural de União. Já o Projeto Semeando Cidadania, criado pelo Policial Federal Penal Alfredo Alcântara e seu irmão Edilson Alcântara, atua há mais tempo no Povoado Malhada Vermelha, em Lagoa Alegre, com o objetivo de conscientizar jovens sobre os perigos do crime e a importância do esporte e da educação para um futuro digno.

Durante o evento, além das partidas, os atletas participaram de uma confraternização com lanches e receberam bolas de brinquedo e petiscos. Os organizadores ressaltaram que a educação é um dos pilares dos projetos, exigindo dos participantes frequência e bom desempenho escolar para integrarem as equipes.

O sucesso do evento reafirma o compromisso dessas iniciativas em transformar vidas através do esporte e da educação, mostrando que, com apoio e dedicação, é possível construir um futuro melhor para a juventude piauiense.

Confira Imagens do Evento:

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de União, PI.

Continue Reading

Educação

Piauí tem menor taxa de instrução do país, aponta Censo do IBGE

O levantamento, divulgado na última quarta-feira (26), revela que, em 2022, 49,1% dessa parcela da população – aproximadamente 1 milhão de pessoas – não possuía instrução ou tinha apenas o ensino fundamental incompleto

Published

on

O estado do Piauí registrou a menor taxa de instrução do Brasil entre a população com 25 anos ou mais, de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, divulgado na última quarta-feira (26), revela que, em 2022, 49,1% dessa parcela da população – aproximadamente 1 milhão de pessoas – não possuía instrução ou tinha apenas o ensino fundamental incompleto.

No contexto nacional, o indicador foi de 35,2%, 13,9 pontos percentuais a menos que o registrado no Piauí. O estado de Alagoas (48,4%) e a Paraíba (47,5%) ocuparam o segundo e terceiro lugares no ranking das menores taxas de instrução. Em contrapartida, os melhores indicadores foram registrados no Distrito Federal (19,2%), em São Paulo (26,7%) e no Rio de Janeiro (27,6%).

Distribuição dos níveis de instrução

O levantamento também apontou que, no Piauí, entre os adultos com 25 anos ou mais, 24,6% possuíam ensino médio completo ou superior incompleto; 13,9% tinham nível superior completo; e 12,5% haviam concluído o ensino fundamental, mas não o ensino médio. No Brasil, esses percentuais foram de 32,3%, 18,4% e 14%, respectivamente.

Disparidade entre homens e mulheres

Os dados revelam ainda que os homens têm menor grau de instrução em comparação com as mulheres. No Piauí, 54,39% dos homens com 25 anos ou mais – cerca de 539 mil pessoas – não tinham instrução ou contavam apenas com o ensino fundamental incompleto. Entre as mulheres, essa proporção foi de 44,16%, representando aproximadamente 477 mil pessoas.

Nos níveis de ensino fundamental completo e médio incompleto, os homens também apresentaram uma proporção maior (12,88%) em relação às mulheres (12,11%). Por outro lado, as mulheres superaram os homens nos níveis mais altos de escolaridade. No grupo com ensino médio completo ou superior incompleto, as mulheres representavam 26,57%, enquanto os homens somavam 22,41%. A diferença se ampliou no nível superior completo, onde 17,15% das mulheres concluíram essa etapa, contra apenas 10,32% dos homens.

Continue Reading

Educação

Curso de Medicina em União, PI: Gustavo Medeiros recebe representantes da UNINASSAU

O encontro com o prefeito Gustavo Medeiros e o vice-prefeito Neerias Cavalcante teve como principal pauta a possível implementação de um curso de Medicina na cidade.

Published

on

Na tarde da última quinta-feira (20/02), a reitora da UNINASSAU Teresina, Roselane Pierot, e o diretor da UNINASSAU campi Sul, Marcelo Leandro, realizaram uma visita institucional à cidade de União (PI). O encontro com o prefeito Gustavo Medeiros e o vice-prefeito Neerias Cavalcante teve como principal pauta a possível implementação de um curso de Medicina na cidade.

A reunião ocorre após a divulgação do resultado da primeira fase de seleção do Projeto Mais Médicos 3, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Programa Mais Médicos busca expandir cursos de Medicina em diversas regiões do país, especialmente no interior, fortalecendo o acesso à saúde e à educação.

Uma Oportunidade de Transformação

O prefeito Gustavo Medeiros celebrou a possibilidade de instalação do curso em União, destacando os impactos positivos que a iniciativa pode trazer para a cidade.

“Precisamos de um curso superior de medicina, ainda mais com a UNINASSAU, que faz parte de um grupo forte e reconhecido nacionalmente. Torcemos para que logo seja oferecido o vestibular e o curso comece a funcionar normalmente. O Grupo Ser tem todas as informações sobre o crescimento do nosso município, que conta atualmente com 47 mil habitantes, sendo a 8ª cidade mais populosa do Piauí. Estamos muito confiantes”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Neerias Cavalcante também expressou entusiasmo com a possibilidade, ressaltando o impacto econômico e social que o curso pode gerar.

“Estamos na torcida para que se concretize o mais rápido possível. Com essa oportunidade aqui dentro, as pessoas serão contempladas com novos empregos e renda no comércio local. Nossa expectativa é que União se torne uma referência, um polo educacional para todo o estado”, destacou.

Expansão da Educação na Saúde

Para a reitora da UNINASSAU Teresina, Roselane Pierot, a visita marca um passo importante na concretização do projeto. “O Grupo Ser tem como propósito expandir a educação na área de saúde, aproveitando as oportunidades que o Governo Federal nos oferece através do Programa Mais Médicos”, pontuou.

O Ministério da Educação (MEC) recentemente divulgou a lista das faculdades selecionadas para participar da primeira fase do Projeto Mais Médicos 3. Dezoito propostas apresentadas pelo Grupo Ser Educacional foram aprovadas para a segunda fase do Programa, aumentando as chances de União ser contemplada.

O programa pretende abrir cursos de Medicina em diversas cidades do país, incluindo estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Paraná, São Paulo, entre outros. Caso a cidade de União seja confirmada como sede do novo curso, a iniciativa representará um avanço significativo na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento local.

Continue Reading

Educação

Gustavo Medeiros assina ordem para construção de creche no bairro Vila Nova Conquista III

O projeto, de responsabilidade da Prefeitura de União, prevê um Centro de Ensino moderno, com 11 salas de aula e 2 berçários, que funcionará em tempo integral para atender as crianças da comunidade

Published

on

Nos próximos dias, terá início a construção de uma creche na região de Tranqueiras, ao lado da Vila Nova Conquista. O projeto, de responsabilidade da Prefeitura de União, prevê um Centro de Ensino moderno, com 11 salas de aula e 2 berçários, que funcionará em tempo integral para atender as crianças da comunidade.

De acordo com o município, a localização da creche foi escolhida estrategicamente para proporcionar maior comodidade, segurança e proximidade para as famílias beneficiadas. O espaço será construído próximo às residências da região, garantindo um acesso facilitado aos pais e responsáveis.

A obra contará com um investimento de R$ 4,2 milhões, provenientes de recursos próprios do município. Segundo previsão da Prefeitura, a construção deve ser concluída em aproximadamente um ano, representando um importante avanço na infraestrutura educacional local.

O prefeito Gustavo Medeiros destacou a importância do projeto ao assinar a ordem de serviço nessa quarta-feira, 19. “Essa creche será fundamental para o desenvolvimento das crianças e para oferecer suporte às famílias da nossa comunidade. Seguimos investindo na educação para garantir um futuro melhor para União”, afirmou o gestor municipal.

Continue Reading

Em alta