Benefícios Sociais

Desdobramento das Ações do Banco do Brasil (BBAS3) afeta seu bolso?

Publicado

em

Olá, você já ouviu falar sobre o plano de desdobramento das ações do Banco do Brasil? Pois é, a iniciativa foi comunicada recentemente pelo próprio conselho. Mas você sabe o que significa esse desdobramento e como isso pode afetar os dividendos dos acionistas? Isso é o que vamos descobrir agora.

Para contextualizar, o Conselho de Administração do Banco do Brasil (BBAS3) anunciou que possui intenções de desdobrar as ações da companhia em 100%. Resumidamente, isso significa que, para cada ação atual, uma nova ação será emitida. Uma pergunta bastante comum que surge nessa situação é: como isso vai impactar os dividendos?

Advertisement

O Desdobramento de ações afeta os dividendos?

Existe um consenso entre os analistas consultados que o desdobramento (ou split) não causará modificações nos dividendos do Banco do Brasil. Dizendo de uma forma bem clara: o desdobramento altera apenas a quantidade de partes que o ativo da empresa é dividido, sem mudar seu Valor.

Imagine uma pizza: não importa se você a divide em 4 ou 16 pedaços, o tamanho total continua o mesmo. Assim, a empresa continua a ter o mesmo Valor e estas mudanças não interferem em questões como política de dividendos.

Quais são as previsões para o dividend yield?

Os analistas projetam que os níveis de dividend yield do Banco do Brasil busquem algo em torno de 9,5% ao longo de 2024. Matheus Nascimento, analista da Levante, vê nesse Valor um ponto de atratividade para a companhia.

Advertisement

Vale ressaltar que este desdobramento não é certo ainda. A proposta será discutida na Assembleia Geral dos Acionistas, que ainda não tem data marcada para acontecer.

O que se sabe, até o momento, é que as ações do banco valorizaram mais de 50% neste ano. Com o split, o preço das ações cairia pela metade. Portanto, um lote de 100 ações deixaria de custar cerca de R$ 5.500 para valer R$ 2.750.

Como fica a situação dos atuais investidores?

A operação não afetará os investidores que já possuem ações da empresa. Na prática, quem tem 10 ações passará a ter 20, mantendo o Valor total e o volume de dividendos.

Advertisement

Especialistas acreditam que esse movimento pode trazer um pouco mais de volatilidade, principalmente após a aprovação na Assembleia Geral e o desdobramento em si. No entanto, considerando que não há mudanças nos fundamentos da empresa, Angelo Belitardo, gestor da Hike Capital, vê o split como favorável para as ações em 2024.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o desdobramento de ações do Banco do Brasil, só nos resta aguardar os próximos movimentos da companhia. Mantenha-se informado e até a próxima!

Advertisement

Deixe um comentárioCancelar resposta

Destaques

Sair da versão mobile