Salvador – Foi na base da raça e com o apoio de uma Arena Fonte Nova lotada que o Bahia garantiu sua vaga na Libertadores após 35 anos. Na tarde deste domingo (8), o Esquadrão venceu o Atlético-GO por 2 a 0, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e encerrou a competição na 8ª colocação, somando 53 pontos.
Os gols do triunfo histórico foram marcados por Thaciano e Luciano Rodriguez, coroando uma campanha marcada pela superação e pela força demonstrada no primeiro turno, quando o Tricolor alcançou a 7ª melhor campanha, com 31 pontos.
O Jogo
Com a necessidade da vitória para assegurar a vaga na principal competição continental, o Bahia entrou em campo determinado. Desde o início, o Esquadrão ditou o ritmo do jogo e pressionou o Atlético-GO, que já estava rebaixado.
O primeiro gol saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Após boa jogada pelo lado direito, Ademir cruzou na medida para Thaciano, que subiu mais alto que a zaga adversária e cabeceou firme para abrir o placar.
No segundo tempo, o Bahia seguiu controlando as ações e ampliou o marcador aos 64 minutos. Luciano Rodriguez aproveitou uma sobra na entrada da área, driblou o marcador e acertou um chute rasteiro, sem chances para o goleiro do Atlético-GO.
O Retorno à Libertadores
O triunfo confirmou a volta do Bahia à Libertadores, algo que não acontecia desde 1989. Naquela edição, o Tricolor chegou às quartas de final, registrando sua melhor campanha no torneio.
“É um dia histórico para o clube e para a nossa torcida. Este é o resultado de muito trabalho e dedicação. Vamos nos preparar para representar bem o Bahia e o futebol brasileiro na Libertadores”, declarou o técnico do time após a partida.
Com 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas na temporada, o Bahia agora se junta a outras equipes brasileiras na disputa da principal competição de clubes da América do Sul em 2025, prometendo reviver os momentos gloriosos de sua história.