Veja cores e características presentes no design biofílico
Técnica valoriza a construção de ambientes que favorecem o contato com a natureza
O design biofílico, por meio de elementos naturais ou que se assemelham a eles, tem como objetivo resgatar em projetos projetados e de interiores o contato com a natureza de forma harmônica, mesmo que em áreas urbanas.
Segundo a arquiteta e urbanista Gloria Brandão, “a incorporação da natureza no ambiente construído tem a capacidade, por exemplo, de reduzir a ansiedade e, quando incorporado aos interiores residenciais, traz conforto e bem-estar a quem utiliza estes espaços.
Núcleos sem design biofílico
As cores são essenciais para a construção do visual de um ambiente. Aquelas que remetem a sensação
de natureza, como o azul, o verde, o amarelo e o marrom, ganham destaque nesse tipo de design. “Vemos uma forte tendência em cores terrosas, justamente por se aproximarem da natureza”, acrescenta a designer de interiores Larissa Santo.

Ambiente biofílico
Um espaço com plantas e/ou elementos naturais, como pedra, madeira e palha, não significa necessariamente um ambiente biofílico. Esse tipo de conceito vai muito além de itens de decoração.
“No design biofílico, há uma relação de harmonia entre o ambiente construído e a natureza, e ela faz
parte do ambiente não só como um elemento decorativo, mas tem uma funcionalidade”, explica Gloria Brandão. Um exemplo disso é o uso de elementos com água, como as fontes, em que, além da função estética, o som da água é responsável por oferecer uma sensação de relaxamento.
preservação do meio ambiente
O design biofílico preza pela conexão entre indivíduos e natureza de forma harmônica. Dessa maneira, conforme explica a arquiteta e urbanista Gloria Brandão, ele também se preocupa com o cuidado com o meio ambiente. “Uma vez que entendemos a importância da natureza para nosso bem-estar, para nossa saúde física e mental, leva-nos ao caminho de preservação do que é importante para nossa vida: o meio
ambiente”, conclui.
https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '474441002974508');
fbq('track', 'PageView');
Você precisa fazer log in para comentar.