Parece que a Vale (VALE3) despertou o touro na bolsa de valores. As suas ações apresentaram uma acensão de 2, 71% nesta segunda-feira (20), marcando R$ 76, 25 no balanço das 14h35. O Ibovespa, por sua vez, amplia ganhos a 0, 76%, com 125. 716, 38 pontos. Os principais impulsionadores do propagação das ações são o progresso no preço do minério de ferro e a mudança de recomendação feita pelo Bank of America (BofA).
Em um universo onde a regular é a oscilação, a valorização nos papéis da Vale está em sincronia com o progresso dos preços do minério de ferro. O mercado sítio se beneficia dessa subida, o que influencia diretamente o principal índice da B3. O contrato mais negociado da commodity no mercado horizonte da Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2024, registrou um fechamento com propagação de 0, 47%, deixando a tonelada do minério a 968 yuans, o equivalente a US$ 134, 16.
Por que as ações da Vale estão em subida?
Para além do minério de ferro, outra motivação alimenta a valorização da Vale: o relatório publicado pelo Bank of America (BofA). A instituição financeira líder global alterou a recomendação de diversas ações do setor de mineração e siderurgia. Levante movimento foi de extrema valor para a mineradora brasileira.
“O papel está ganhando tração. Amanhã tem distribuição de dividendos, que será muito robusta. Simples que a ação estava descontada”, afirma Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos, em entrevista ao Broadcast. Levante cenário aponta que o mercado está otimista e acredita em um tá retorno dos investimentos na empresa. Uma perspectiva consideravelmente positiva para os acionistas.
Quais as expectativas para o horizonte?
As perspectivas futuras são positivas, e a subida das ações Vale pode vir a ser uma histórias de boas notícias para seguir em 2023. A distribuição de dividendos robusta e a valorização do minério de ferro são indicativos de que a empresa está caminhando para um horizonte promissor. Resta escoltar o mercado e observar todos os futuros movimentos da Vale e do mercado financeiro vernáculo e internacional porquê um todo.