Petroleiros tentam suspender dividendos da Petrobras e irritam acionistas

Petroleiros acionaram a justiça para suspender os dividendos da Petrobras (PETR3PETR4) de cerca de R$ 22 bilhões, indicava a nota da Federação Única dos Petroleiros (FUP) nessa quarta-feira. Os dividendos nada mais é do que o lucro da empresa que é dividido com os seus investidores. O valor estava previsto para esta quinta-feira.

A ação será movimentada junto a Anapetro, associação que representa os petroleiros acionistas minoritários da Petrobras. “Vamos reforçar o pedido de liminar à ação que está em curso na Justiça Federal do Rio de Janeiro, para que seja concedida, com urgência, medida barrando o pagamento”, disse o advogado Angelo Remédio, da Advocacia Garcez, que representa FUP e Anapetro no processo.

Ao que parece, o sindicato deseja suspender o pagamento dos lucros sob o argumento de que “grande parte do lucro da empresa veio da venda de ativos e da dolarização” do preços dos combustíveis. Dessa forma, o sindicato afirma que o novo governo deve decidir sobre o assunto.

Vale lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o seu partido possuem uma forte ligação com grupos sindicais. Além disso, em dezembro, a equipe de transição que trabalhava no grupo de Minas e Energia pediu que a Petrobrás suspendesse os dividendos, pois a futura administração seria responsável por decidir sobre o tema. Em nota, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar afirmou a informação.

“A gestão bolsonarista transformou a Petrobras na maior pagadora de dividendos do mundo, superando em muito suas concorrentes no mercado do petróleo, transferindo riqueza do cidadão brasileiro para acionistas, sobretudo para acionistas privados e estrangeiros. Grande parte do lucro da empresa veio da venda de ativos e da dolarização dos derivados de petróleo, que chegam à população com altos preços”, disse coordenador-geral da FUP.

O que deve ser feito a partir de agora

A princípio, as entidades devem encaminhar um ofício para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para contestar a ação na justiça. A Petrobras não comentou sobre a situação. Os lucros e dividendos previstos para hoje, quinta-feira, é referente a metade do pagamento de R$ 43,7 bilhões. Esse valor é referente ao resultado de vendas do terceiro trimestre de 2022, segundo a FUP. A primeira parcela já foi paga em dezembro do ano passado.

Essas ações se somam as medidas adotadas em novembro, contra o pagamento dos dividendos de dezembro de 2022: representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público de Contas. Além disso, uma denúncia foi movida contra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Procuradoria Geral da República (PGR).

O ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás, Guilherme Estrella também pediu ao TCU a suspensão do pagamento de amanhã. O pedido foi feito por meio de uma liminar.

“Com base em nossas últimas interações com o TCU, é improvável que o tribunal suspenda o pagamento de dividendos da Petrobras, uma vez que o tribunal não vê isso como o uso do dinheiro dos contribuintes. Também refutamos a ideia de que a empresa paga mais dividendos do que outras empresas de petróleo”, avalia o BBI, citando um dos argumentos de Estrella para a suspensão do pagamento.

Isenção do preço dos combustíveis

A Petrobrás vem segurando o preço dos combustíveis desde o segundo semestre do 2022 devido a uma Medida Provisória (MP) que tirava os impostos federais dos combustíveis. O presidente Lula estendeu essa MP até fevereiro de 2022 para a gasolina, entretanto, o combustível segue aumentando.

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, afirmou que essa alta parece ser orquestrada, uma vez que os preços deveriam estar sob controle, mas não informou quem seria o responsável por isso. Além disso, ele também explicou que os postos de gasolina que aumentaram os preços, mesmo sob vigência da MP, precisarão explicar junto a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), os motivos que levaram ao aumento.

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial