conecte-se

Internacional em Pauta

Ucrânia atinge avião ‘ultra-moderno’ da Rússia com drones

Published

on

Ucrânia atinge avião 'ultra-moderno' da Rússia com drones

Autoridades da Ucrânia afirmam que suas forças atingiram um avião de guerra ultra-moderno russo estacionado em uma base aérea no sul da Rússia, a quase 600 km da linha de frente. O alvo era uma aeronave modelo Su-57.

Segundo a Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, o ataque ocorreu neste sábado, 6, na base de Akhtubinsk, e foram utilizados drones de fabricação ucraniana na operação.

Advertisement

As forças ucranianas continuaram a realizar ataques com drones nas regiões fronteiriças do sul da Rússia, de acordo com autoridades locais russas. Três drones atingiram a província de Belgorod no final do sábado, danificando uma linha de energia e quebrando janelas, mas sem causar vítimas, disse o governador Vyacheslav Gladkov.

Permissão dos EUA para Ucrânia usar armas ocidentais

O ataque ocorreu depois de os Estados Unidos autorizarem a Ucrânia a utilizar armas fornecidas pelo Ocidente para atingir alvos no território russo. O Exército ucraniano já usou esses equipamentos depois da orientação recentemente aprovada pelo presidente americano Joe Biden, que permite que armas fornecidas por Washington sejam usadas para defender Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

Desde que Moscou deu início a invasão em larga escala no início de 2022, Kiev aumentou a produção doméstica de drones e os usou para atacar o interior da Rússia. Entre os alvos, um terminal de gás perto de São Petersburgo, a mais de 1.000 km ao norte da fronteira ucraniana.

Advertisement

Reações de Moscou

Moscou não comentou imediatamente os relatórios. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou no sábado que suas forças derrubaram três drones da Ucrânia na região de Astrakhan, onde fica a pista de Akhtubinsk.

Relatos de agências russas indicam que as forças armadas de Moscou obtiveram “mais de 10” novos Su-57 no ano passado, enquanto 76 devem ser produzidos até 2028. Outro drone foi derrubado sobre a região vizinha de Bryansk, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement