Tripulação de iate é presa com 1,2 tonelada de cocaína no Caribe

Durante uma operação realizada pela Agência Nacional do Crime (NCA), do Reino Unido, na segunda-feira 18, três pessoas, incluindo um capitão escocês, foram presas depois que 1,2 tonelada de cocaína foi apreendida. A droga estava no interior de um iate. A embarcação com registro espanhol estava a quase dois mil quilômetros a leste da ilha de Martinica, no mar do Caribe.

Ainda de acordo com a NCA, a operação militar tinha o objetivo de capturar um grupo criminoso suspeito de transportar cocaína por meio do oceano Atlântico para alimentar o mercado negro na Europa. No interior do barco, os agentes apreenderam cerca de 40 fardos de cocaína, o equivalente a £ 96 milhões (mais de R$ 590 milhões).

Todos os três tripulantes que estavam no iate no momento da abordagem policial foram presos e levados à ilha de Martinica (território ultramarino francês). Lá, eles devem enfrentar acusações de tráfico de drogas. Um dos três, um homem de 29 anos, era natural da ilha de Lewis, na Escócia.

iate cocaína
Iate de registro espanhol interceptado pela marinha francesa com 1,2 toneladas de cocaína. Imagem: National Crime Agency (NCA)/Reprodução

Pai e filho foram presos

Depois da operação da NCA, outras cinco pessoas foram detidas pelas autoridades espanholas em Marbella e Valência. Dentre os presos está um homem de 62 anos de idade, natural de Lincolnshire, Inglaterra, e seu filho de 24 anos. Pai e filho presos eram residentes na Espanha. Ambos foram detidos pelas autoridades da Polícia Nacional espanhola enquanto jantavam num restaurante em Marbella, na terça-feira 19.

As cinco pessoas presas permanecem sob custódia policial enquanto a investigação continua. De acordo com o jornal O Globo, oficiais da rede internacional da NCA uniram forças com a Polícia Nacional, com a alfândega francesa, com a marinha da França e com o Centro de Análise e Operações Marítimas de Narcóticos (de Portugal) a fim de prender os traficantes.

Leia também

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading