Tribunal dos EUA nega imunidade presidencial a Trump

Um tribunal de apelações em Washington, nos Estados Unidos (EUA), negou a imunidade presidencial ao ex-presidente Donald Trump na terça-feira 6. Ele é acusado de tentar fraudar as eleições de 2020.

A defesa de Trump pediu à Justiça imunidade presidencial alegando que como Trump era presidente à época teria direito a proteções legais, como o de não ser processado criminalmente.

À época, Trump tentou reverter o resultado das eleições, que resultaram na vitória de Joe Biden, atual presidente do país. Depois da divulgação dos resultados, Trump insistiu que houve fraude e ele era o real vencedor.

“Não podemos aceitar que o cargo da presidência coloque os seus antigos ocupantes acima da lei para sempre”, responderam três juízes do Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Columbia. Confira a íntegra em inglês:

De acordo com os juízes, “qualquer imunidade executiva que possa tê-lo protegido [Trump] enquanto ele servia como presidente não o protege mais contra essa acusação.”

O canal de televisão norte-americano CBS News diz que o ex-presidente deve entrar com recurso contra a decisão. Mas não se sabe se apelação será feita no sistema Judiciário de Washington ou na Suprema Corte.

Mesmo sob acusações, Trump lidera pesquisas sobre eleições

O ex-presidente dos EUA e um dos principais concorrentes à Casa Branca conquistou sua maior liderança sobre o atual chefe do governo norte-americano, Joe Biden, conforme 16 pesquisas realizadas pelo canal local NBC.

Donald Trump
Trump conseguiu a liderança em 16 pesquisas diferentes | Foto: Gage Skidmore

De acordo com o levantamento referente ao mês de janeiro, Trump tem 47% das intenções de voto — contra 42% de Biden. Isso representa uma vantagem do republicano de cinco pontos porcentuais.

Trump, antecessor de Biden, disputa a indicação do seu partido para ser o oponente do atual presidente no pleito eleitoral, em novembro deste ano.


Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading