Treinadores que passaram pelo Flamengo depois de Jorge Jesus

É certo que todo grande time precisa de um excelente técnico no comando. Treinador esse que o Flamengo vem tentando encontrar desde da saída de Jorge Jesus. Na época, o Mister fez história no rubro-negro com a conquista do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e o Campeonato Carioca.

Desse modo, por conta de tanta cobrança por um desempenho semelhante ao do treinador português, o rubro-negro passou a demitir vários treinadores.

A diretoria apostou em seis técnicos com os mais diversos perfis desde então. Muitos desses treinadores encontraram um elenco muito forte, impedindo que o novo treinador colocasse sua metodologia de jogo em prática.

Em suma, como esse é um assunto frequente entre a Torcida Rubro-Negra nas redes sociais, decidimos fazer este artigo contendo todas as mudanças de técnico que o Mengão teve desde da saída do português histórico.

1 — Domènec Torrent — 23 jogos

Logo após a saída de Jorge Jesus, o Flamengo queria continuar com o futebol padrão europeu. Nesse caso, para que melhor do que o técnico Dome Torrent, ex-assistente técnico de Pep Guardiola.

Ainda sem muita experiência como treinador, Dome Torrent teve que suportar a imensa pressão da torcida e imprensa por um desempenho parecido com o do seu antecessor.

Assim sendo, Domènec deixou o clube poucos meses após ser contratado. Ele comandou o rubro-negro em um total de 23 partidas, com treze vitórias, quatro empates e seis derrotas. O seu aproveitamento foi de 62,3%, número considerado excelente.

2 — Rogério Ceni — 45 jogos

Após a saída de Dome Torrent, a diretoria do Fla correu atrás de Rogério Ceni, que estava no Fortaleza. O treinador chegou no rubro-negro com a dura missão de aplicar o seu estilo de jogo em um curto espaço de tempo.

Na ocasião, Ceni foi o terceiro técnico do Fla somente no ano de 2021. O treinador surpreendeu a todos com o desempenho, levando aquele time ao título do Campeonato Brasileiro de 2020. No ano seguinte, o time ainda ganhou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca.

Rogério Ceni não conseguiu fazer que o time jogasse bem no início do Campeonato Brasileiro de 2021.

Assim como ocorreu com o espanhol Dome Torrent, Ceni deixou o Flamengo após 458 jogos, com 23 vitórias, onze derrotas e onze empates. O aproveitamento do treinador também foi excelente, com o time conquistando 59,3% dos pontos disputados.

3º — Renato Gaúcho — 37 jogos 

Com a saída de Ceni, o clube carioca não tinha muitas opções de treinadores disponíveis no mercado. O nome que ainda agradava alguns dirigentes era o técnico Renato Gaúcho, que tinha acado de deixar o Grêmio após cinco temporadas.

Livre no mercado, Renato chegou no Fla com a missão de fazer o time ir longe na Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 

O desempenho da equipe treinada por Renato foi muito ruim. O treinador foi criticado constantemente pela falta de variações táticas do time, aproveitando muitos cruzamentos e chutes para chegar ao gol adversário. 

Sem dúvida, o começo da derrocada de Renato Gaúcho no Flamengo começou com a dura eliminação para o Athletico-PR no Maracanã, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o rubro-negro perdeu por 3 a 0.

Com contrato até o final da temporada, Renato Gaúcho ficou sem nenhum clima no clube após a final da Libertadores da América, onde o Rubro-negro foi derrotado pelo Palmeiras. Como resultado de um péssimo trabalho, Renato não teve o seu contrato renovado.

Por fim, o treinador ficou no Flamengo por 37 jogos, vencendo 24 partidas, empatando oito e perdendo apenas cinco jogos. O seu aproveitamento foi gigantesco, com aquele time ganhando 72,1% dos pontos conquistados.

4 — Paulo Sousa — 37 jogos

O próximo técnico do Flamengo foi Paulo Sousa. O português trocou o comando da seleção polonesa para acertar com o rubro-negro carioca no final do ano de 2021. No Mengão, ele bem que tentou aplicar o seu estilo de jogo, entretanto, perdeu a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca.

Após vários resultados ruins no Campeonato Brasileiro, a diretoria decidiu não bancá-lo. O português foi demitido logo em seguida. Nesse período, Paulo Sousa ficou no Flamengo em 32 jogos, com 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O aproveitamento de pontos foi de 66,7.

5 — Dorival Jr — 42 jogos 

Com a saída de Paulo Sousa, a diretoria entendeu que não valia a pena investir em outro treinador estrangeiro naquele momento. O nome escolhido foi o velho conhecido Dorival Jr, que já tinha comandado o Fla em outras duas oportunidades.

Com o proposito de tentar salvar a temporada, a diretoria apostou em Dorival Jr até o final daquela temporada. Assim sendo, o técnico surpreendeu a todos à conquista da Libertadores da América e Copa do Brasil com o Flamengo. Mesmo os dois troféus, a diretoria entendeu que era o momento de trocar de treinador.

Dorival deixou o Fla após 42 jogo, conquistando 25 vitórias, oito empates e apenas nove derrotas nesse período. O aproveitamento de pontos foi de 65,9% dos pontos disputados.

6 — Vitor Pereira — 16 jogos 

Dessa maneira, com a saída de Dorival, a diretoria correu e fechou a contratação do português Vitor Pereira, que acabara de deixar o comando do Corinthians. No entanto, mesmo com um time muito qualificado, o time não jogou bem com VP.

Em terceiro lugar no mundial de clubes, a pressão sobre Vitor Pereira começou aumentar ainda nos primeiros jogos.

Além disso, o português ainda perdeu a Supercopa para o Palmeiras, perdeu a Recopa Sul-americana para o Del Valle, e ainda não ganhou do Fluminense na final do Campeonato Carioca.

Em suma, os dirigentes entenderam que era hora de fazer mais uma troca de treinador. Vitor Pereira deixou o Fla após 16 jogos, com nove vitórias, um empate e seis derrotas no Rubro-negro. O aproveitamento de pontos foi de 58,3%.

O treinador ainda recebeu uma multa rescisória milionária pela rescisão do seu vínculo antecipadamente por parte do gigante carioca.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies