Toffoli determina investigação da ONG Transparência Internacional

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou investigar a Transparência Internacional, nesta segunda-feira, 5. Com sede em Berlim, a ONG tem representação no Brasil.

Para justificar a decisão, o ministro entendeu ser “duvidosa” a criação e fundação de entidade privada para gerir recursos de pagamento de multa às autoridades brasileiras.

Toffoli se referiu à destinação de verbas da Lava Jato para a ONG. Dessa forma, pediu ainda ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Gera da União para ajudarem nas apurações.

“Tal providência faz-se necessária especialmente para investigar eventual apropriação indevida de recursos públicos por parte da Transparência Internacional e seus respectivos responsáveis, sejam pessoas públicas ou privadas”, escreveu o juiz do STF, no despacho.

Transparência Internacional, citada por Toffoli, criticou o governo Lula

Em 30 de janeiro, a ONG divulgou um relatório com críticas ao presidente Lula, por indicar Cristiano Zanin e Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República, uma vez que Gonet não foi escolhido com base na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

De acordo com a instituição, há no governo federal uma negligência no “resgate da autonomia do sistema de Justiça”.

O relatório observou que a escolha de um advogado particular de Lula para o STF é contrária à autonomia do Judiciário e “causou espanto e decepção em sua base de apoio”.

Conforme ONG, a nomeação de Dino levou uma pessoa de “perfil político para um tribunal já excessivamente politizado”. A instituição afirmou que Lula e o STF promoveram uma espécie de “Judiciário de coalizão”.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies