Teresina tem problemas com fornecimento de bolsas de colostomia e urostomia; MPPI realiza audiência

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Na última terça-feira (14/11), o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou uma audiência sobre a escassez de bolsas coletoras fornecidas pelo município de Teresina, através do Programa de Assistência ao Paciente Ostomizado. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual e foi levado pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.

As bolsas coletoras são entregues aos pacientes ostomizados pelo Meio Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA). A audiência foi realizada em razão de várias reclamações sobre a falta de bolsas de colostomia e urostomia. Bolsa de colostomia (Foto: Reprodução)

Para cobrar explicações dessa situação de escassez, o MPPI convidou representantes do CISLA e da Instauração Municipal de Saúde (FMS). A reunião contou, ainda, com a participação de integrantes da Associação dos Ostomizados do Estado do Piauí (AOSEPI)

A diretora de Assistência Especializada da FMS, Roberta Berté, informou que entre os fatores que prejudicam o regular fornecimento de bolsas estão o grande número de usuários que não fazem segmento do município de Teresina e procuram o CISLA para obter as bolsas. Muitos desses pacientes são de cidades do interno do Piauí ou de outros estados. A responsabilidade, em tese, de assistência a essas pessoas, seria de seus municípios ou estado de origem.

Audiência MPPI e FMS (Foto: Divulgação/MPPI)

Sobre a qualidade das bolsas, a equipe da FMS explicou que a pasta não tem porquê escolher uma determinada marca, uma vez que o processo licitatório não permite. Durante a audiência, o promotor de Justiça lembrou que em 2022 foi realizada audiência pública sobre o ponto. Na quadra, a gestão da FMS já havia assumido o compromisso de agilizar os processos de compra desse material. No entanto, a vagar persiste, segundo os relatos ouvidos na terça-feira.

Ao final da audiência, ficou definido que será realizada uma novidade reunião para dar perpetuidade às discussões. A Diretoria de Assistência Especializada da FMS deve apresentar ao MPPI uma lista dos pacientes que são de fora de Teresina e que recebem bolsas pelo programa da capital.

Audiência MPPI e FMS (Foto: Divulgação/MPPI)

Para o encontro serão convocadas as Diretorias de Compras, Administrativa e Financeira da FMS, para que expliquem as causas da vagar nos processos de licitação.

Outrossim, os dois órgãos da FMS deverão apresentar uma solução emergencial.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: